Moradores de municípios do Tocantins poderão contar com atendimentos de saúde conectados a serviços digitais do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da ampliação da internet em até 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. A medida integra um edital lançado pelos Ministérios das Comunicações e da Saúde com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

No Tocantins, as unidades contempladas estão localizadas nos municípios de Tocantinópolis, Miranorte, Araguaína, Santa Fé do Araguaia, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Araguatins, Augustinópolis, Alvorada, Palmas, Muricilândia, Pium, Carrasco Bonito, Araguacema e Luzinópolis.

Segundo o governo federal, a proposta tem como objetivo ampliar a estrutura de telessaúde no SUS, principalmente em regiões que enfrentam dificuldades de acesso a médicos especialistas e outros serviços de saúde.

“O Governo do Brasil avança na conectividade em áreas essenciais para a população. A saúde pública necessita de informações rápidas, prontuários integrados e atendimento mais ágil. Esse edital vai priorizar as UBS para garantir que médicos, enfermeiros, equipes de saúde e pacientes tenham acesso a uma infraestrutura digital moderna”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, criado para ampliar o acesso a atendimentos especializados, acelerar diagnósticos e reduzir filas na rede pública. Conforme estimativa do Ministério da Saúde, a expansão da telessaúde poderá reduzir em até 30% o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.

“Essa parceria com o Ministério das Comunicações vai garantir para as Unidades Básicas de Saúde não só a conexão com a internet, mas também toda a estrutura interna necessária para permitir a integração dos dados e a comunicação das equipes”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Além das teleconsultas e dos diagnósticos realizados à distância, a conectividade também deverá permitir melhorias na gestão de medicamentos, no agendamento de consultas e na troca de informações entre profissionais da saúde em tempo real.

Com investimento de R$ 104 milhões, o edital do Fust prevê conectar até 3,8 mil UBS em todo o país. O foco são unidades que ainda não possuem internet de qualidade, utilizando a tecnologia para ampliar o acesso aos serviços públicos de saúde e reduzir desigualdades regionais.

As propostas apresentadas por empresas e provedores deverão incluir não apenas a conexão por fibra óptica ou satélite, mas também a instalação de redes Wi-Fi internas nas unidades de saúde.