UFT abre seleção para 1.075 vagas usando nota do Exato

11 junho 2025 às 08h59

COMPARTILHAR
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), publicou nesta terça-feira (10) o edital do Processo Seletivo pela Nota do Exato, referente ao segundo semestre letivo de 2025. A divulgação ocorreu logo após a liberação dos resultados da primeira edição da prova do Exato deste ano.
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pelo site clicando neste link, com início às 10h da quarta-feira, 11 de junho, e encerramento às 20h da terça-feira seguinte, 17 de junho. Para candidatos que não dispuserem de internet ou equipamento adequado, a UFT disponibilizará estrutura nos cinco câmpus da instituição, em dias úteis, nos horários e endereços descritos no edital.
Estão sendo ofertadas 1.075 vagas em 28 cursos de graduação presenciais distribuídos entre os cinco câmpus da universidade. O número corresponde à totalidade das vagas regulares disponíveis para ingresso no semestre 2025/2. O quadro completo de vagas pode ser consultado no edital.
Poderão se inscrever no processo seletivo estudantes que tenham participado do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) em uma das duas edições realizadas até o momento: a de 2024 ou a de maio de 2025. Candidatos que tenham realizado ambas as provas deverão informar, no momento da inscrição, a edição cujas notas desejam utilizar para concorrer às vagas.
De acordo com o edital, há previsão de reserva de vagas conforme critérios da Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e das políticas de ações afirmativas da universidade. São contemplados estudantes oriundos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda.
Além da UFT, os participantes do Exato podem utilizar as notas obtidas para concorrer a vagas na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e no Instituto Federal de Educação (IFTO). Entretanto, conforme a Lei nº 12.089/2009, a matrícula só poderá ser efetivada em uma única instituição pública de ensino superior, sendo vedada a ocupação simultânea de mais de uma vaga.
Cada instituição participante define os critérios específicos de seus processos seletivos, o que exige que os interessados se inscrevam separadamente nas seleções das universidades ou institutos em que desejarem concorrer. A realização da prova do Exato, portanto, não garante inscrição automática nos seletivos.
No caso da UFT, o processo seletivo requer que os candidatos indiquem uma segunda opção de curso durante a inscrição. Essa escolha poderá ser utilizada pela universidade em uma chamada especial, posterior às chamadas da lista de espera, conforme previsto no edital.