A partir desta quarta-feira, 10, a celebração de 15 anos do Circo Os Kaco vai acontecer no Centro Cultural de Taquaruçu. A mostra vai até sábado, 13, e contará com atividades de arte, memória, formação e inclusão, para celebrar a trajetória do único Circo fixo do Tocantins.  A Mostra Circo Os Kaco – 15 Anos é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria Estadual da Cultura e do Ministério da Cultura.

Para o presidente do Circo Os Kaco, Kadu Oliviê, a programação simboliza a maturidade do coletivo. “Celebrar 15 anos é reconhecer uma trajetória construída com muito trabalho, amor pela cultura e compromisso social. O Circo Os Kaco hoje é referência no Norte do Brasil, e essa Mostra reafirma nosso sonho de manter um espaço vivo, acessível e aberto a todas as pessoas”, frisa.

Reestruturado por meio do projeto Circo para Todos!, o Centro Cultural Circo Os Kaco é um espaço permanente de fomento à cultura circense no Tocantins. A Mostra visa oferecer acessibilidade arquitetônica, com rampas e banheiros acessíveis, além de equipe especializada em toda a programação de sábado com Monitoria em Acessibilidade durante toda a programação. Haverá intérprete de Libras e audiodescrição, além de uma mobilização específica de pessoas com deficiência, incluindo transporte em van para pessoas surdas e cegas ou com baixa visão, saindo de Palmas até o Centro Cultural.

A produtora executiva do Circo Os Kaco, Marcela Pultrini,  diz que a Mostra expressa os valores que guiam o trabalho do grupo. “Ao longo desses 15 anos, desenvolvemos projetos que unem história, formação, encantamento e inclusão. Pensar a acessibilidade desde a estrutura física até a programação é garantir que todas as pessoas possam viver plenamente essa experiência cultural.”

Durante todos os dias da Mostra, o público poderá visitar a Exposição Circo Os Kaco – 15 Anos, que reúne registros iconográficos, obras de arte, instalações e memórias que contam a história do Circo Os Kaco e sua relação com o território, sempre acompanhada de apresentações artísticas que dialogam com diferentes faixas etárias. A programação tem início com a abertura da exposição e o espetáculo “Kadulino, O Palhaço Corda Bamba”.

Na quinta-feira, 11, o público confere a exposição e o espetáculo “Meu Lixo é um Circo”, que une ludicidade, crítica social e consciência ambiental. Na sexta-feira, 12, a Mostra segue com a visitação à exposição e o espetáculo “Circo dos Brinquedos”, voltado para crianças e famílias.

Já o sábado, 13, reúne uma programação maior, com abertura da exposição, Vivência de Capacitação em Acessibilidade Cultural com Mônica Costa, o espetáculo “Encantos do Tocantins”, da Companhia A Barraca, pela Teia Cultura Viva Tocantins, a Mostra TaquaruCirco, que marca o encerramento das atividades do Circo Social Os Kaco 2025, e, à noite, o espetáculo “IntervenCirco”.

Programação:

DIA 10 – QUARTA-FEIRA

19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos

20h – Espetáculo Kadulino, O Palhaço Corda Bamba

DIA 11 – QUINTA-FEIRA

19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos

20h – Espetáculo Meu Lixo é um Circo

DIA 12 – SEXTA-FEIRA

19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos

20h – Espetáculo Circo dos Brinquedos

DIA 13 – SÁBADO

18h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos

18h30 – Vivência de Capacitação em Acessibilidade Cultural – Mônica Costa

19h – TaquaruCirco – Circo Social 

20h – Espetáculo Encantos do Tocantins – Cia A Barraca

21h – Espetáculo IntervenCirco