Porto Nacional foi um dos municípios selecionados no Programa Estação da Juventude, processo seletivo nacional de propostas inovadoras, conquistando o 2° lugar na categoria de entes com população entre 50 e 100 mil habitantes com a Fundação Municipal de Esportes e Juventude. A iniciativa do Governo Federal, articulada e promovida pela Secretaria Nacional da Juventude, tem como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas aos jovens, especialmente aqueles que vivem em áreas ou situações de vulnerabilidade social.

Além da capital Palmas, o município de Porto Nacional foi o único do Tocantins contemplado no edital. No projeto apresentado pela Fundação, foram propostas diversas oficinas e cursos voltados à profissionalização, cultura e lazer da população jovem, com atividades a serem realizadas na própria sede. Entre as ações previstas estão: aulas de dança, capoeira, grafite, designer gráfico, tranças afro, laboratório de economia criativa, mídias digitais e redes sociais, e cursinho preparatório para o Enem.

Para o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Juventude, Thiago Paulino, o resultado reforça o compromisso da gestão com a valorização da juventude portuense. “Esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação da nossa equipe. Estar entre os primeiros colocados em um edital nacional mostra que Porto Nacional tem se destacado na construção de políticas públicas para a juventude. Vamos aproveitar essa oportunidade para criar mais espaços de escuta, formação e protagonismo juvenil no município”, afirmou Thiago.