As inscrições para o Processo Seletivo Complementar 2026/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) estão abertas com 179 vagas distribuídas entre os câmpus de Araguatins, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. A seleção inclui os cursos presenciais de Letras, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

As inscrições seguem abertas até o dia 2 de fevereiro, exclusivamente na página do certame, disponível no Portal da Universidade. Já a isenção de taxa de inscrição no valor de R$50 pode ser solicitada até esta sexta-feira, 16. As provas do Processo Seletivo complementar 2026/1 serão aplicadas no dia 8 de fevereiro e os aprovados iniciarão as aulas ainda no primeiro semestre deste ano. 

O gabarito definitivo será publicado no dia 10 de fevereiro, a partir das 19h. No dia seguinte, 11, o resultado preliminar será divulgado no portal. O pedido de isenção deve ser feito durante a inscrição, diretamente no site da Unitins, observando os critérios previstos no Decreto nº 6.135/2007 e na Lei nº 3.459/2019.  Além disso, candidatos com deficiência ou com dificuldades específicas para realização da prova poderão requerer atendimento especial, informando no ato da inscrição os recursos necessários. A publicação do resultado preliminar das solicitações de atendimento especial e da lista preliminar de inscrições confirmadas será no dia 3 de fevereiro, até às 14h.

O Processo Seletivo Complementar 2026/1 segue os termos previstos na Lei Estadual nº 3.458, de 17 de abril de 2019, que garante 50% das vagas a candidatos que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas e, neste percentual, estão incluídas as vagas reservadas para candidatos pretos e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCDs).

Os candidatos podem acompanhar as atualizações sobre o edital no Portal da Unitins acessando aqui. Em caso de dúvidas, a instituição disponibiliza o seguinte e-mail:[email protected]