Vicentinho manda indireta a adversários durante lançamento da pré-candidatura ao Senado

17 agosto 2025 às 15h46

COMPARTILHAR
O evento de de lançamento da pré-candidatura ao Senado, de Vicentinho Júnior consolidou a força do parlamentar, na sexta-feira, 15, e conseguiu reunir mais de 50 prefeitos do interior tocantinense. Entre as presenças de maior peso estavam o vice-governador Laurez Moreira (PP), a e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira (Podemos), liderança estratégica pela influência no maior colégio eleitoral do estado.
No discurso de Vicentinho Júnior, a linha foi de reafirmar sua trajetória no Tocantins. Ele lembrou que construiu projetos em várias áreas, citou suas origens em Porto Nacional e destacou entregas que, segundo ele, marcaram sua caminhada política. Em meio a essa fala, lançou também uma indireta sobre a disputa pelo Senado. Mencionou que há parlamentares que se apresentam como defensores da moradia e do programa Minha Casa, Minha Vida, mas que ao mesmo tempo procuram se distanciar do governo federal.
A fala foi interpretada nos bastidores como referência ao deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), que recentemente tem feito publicações nas redes sociais defendendo o programa habitacional. Ele, que também se colocou à disposição para disputar o Senado, vem tentando conciliar sua aproximação com pautas bolsonaristas e o apoio a uma das principais vitrines da gestão Lula. Vicentinho chegou a ironizar a postura, afirmando que no Tocantins há “um deputado que fala de casa nova, de moradia o tempo inteiro, e ainda diz que não é federal”.
No mesmo dia, antes do lançamento, o jornal Opção Tocantins conseguiu uma entrevista exclusiva com Alexandre Guimarães, que participava da missa campal do Bonfim. Questionado sobre a pré-candidatura de Vicentinho, ele primeiro destacou a legitimidade do adversário:
“Uma candidatura legítima. O Vicentinho tem serviço prestado com o estado de Tocantins se inteiro. Ele tem a história de toda a família que contribuiu já com o estado de Tocantins. É um nome legítimo, é um nome bom, é um nome que vem se despontando. Mandei uma mensagem pra ele cumprimentando, parabenizando pelo evento.”
Ao falar sobre seus próprios planos, Alexandre contextualizou sua caminhada política e a estratégia para o Senado:
“Viemos aqui ver às bênçãos do Senhor do Bonfim, mas a caminhada é essa. A gente tem orado, mas também temos vigiado aqui uma caminhada nesse sentido de levar o nosso nome no Senado, apresentarmos para a sociedade tocantinense e entendemos que é possível aí, lá na frente, representar a nossa gente tocantinense como senador.”
Entre indiretas estratégicas e gestos de diálogo, a corrida pelo senado promete ser marcada não só pela política de bastidores, mas também pela maneira como cada um busca se aproximar do eleitor tocantinense.