Uma vistoria realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) na ala ortopédica do Hospital Geral de Palmas (HGP), na terça-feira, 2, constatou a permanência de falhas estruturais e operacionais no setor, apesar de uma liminar da Justiça determinar, desde 22 de agosto, que o Estado apresentasse em 30 dias um plano de ação para corrigir os problemas.

Entre as irregularidades identificadas estão deficiências na climatização, na limpeza, na disponibilidade de equipamentos básicos e na oferta de insumos essenciais. A vistoria integra a ação civil pública proposta pela 19ª Promotoria de Justiça da Capital em agosto deste ano.

O promotor de Justiça Thiago Ribeiro Vilela afirmou que informará ao Judiciário o descumprimento da decisão e solicitará a adoção de medidas coercitivas cabíveis, diante da avaliação de que o Estado não cumpriu as determinações impostas.

Climatização, limpeza, mobiliário e insumos

A equipe do MPTO verificou que seis salas da ala ortopédica estavam sem ar-condicionado ou com os aparelhos inoperantes. Sem climatização adequada, familiares passaram a levar ventiladores pessoais para os pacientes, 13 foram identificados durante a vistoria.

Também foram observados piso sujo, lixeiras das enfermarias cheias, incluindo restos de alimentos, e ausência de materiais básicos no depósito de limpeza da ortopedia. Segundo os registros, pedidos por botas de borracha, desinfetante hospitalar e detergente não haviam sido atendidos. Apenas um profissional de limpeza atuava no setor no momento da inspeção.

Escada suja na ala ortopédica | Foto: Divulgação/MPTO

A ala ortopédica possui 26 leitos, ocupados majoritariamente por pacientes acidentados e com mobilidade reduzida. Apesar da demanda, havia somente uma cadeira de banho disponível, em condição precária e com sinais de ferrugem. Profissionais do setor também relataram falta de sacos coletores de urina, luvas e seringas.

Pacientes em corredores na ala ortopédica | Foto: Divulgação/MPTO

O Jornal Opção Tocantins entrou em contato solicitando um posicionamento da Saúde Estadual e aaurda retorno.