O prefeito reeleito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), e o vice-prefeito Israel Guimarães (MDB) tomaram posse nesta quarta-feira, 1º, para o mandato de 2025-2028. A cerimônia foi realizada no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, com a presença de autoridades locais, estaduais e federais. Na ocasião, os 19 vereadores eleitos também assumiram seus mandatos.


Em seu discurso, Wagner Rodrigues agradeceu à população pela reeleição e destacou a continuidade de projetos que já estão em andamento. “A maior razão pela qual decidi me candidatar novamente foi a oportunidade de concretizar um plano de trabalho futurístico, com obras que transformarão Araguaína em uma nova cidade, sustentada por desenvolvimento contínuo e sustentável”, afirmou.

O vice-prefeito Israel Guimarães (MDB) destacou a importância das parcerias com a bancada federal e com o deputado Alexandre Guimarães (MDB), seu irmão, que direcionou recursos para obras no município. “Araguaína cresce quando o dinheiro público é utilizado com responsabilidade, e é isso que a população pode esperar dessa gestão”, reforçou.


Wagner Rodrigues enfatizou o papel de Araguaína como motor econômico do Tocantins, mas ressaltou a necessidade de maior atenção por parte dos governos estadual e federal. “Apesar de nossa força econômica, precisamos que os demais entes da federação vejam Araguaína de forma estratégica. Vamos reivindicar investimentos que dialoguem com o nosso planejamento local”, pontuou o prefeito.

Mesa diretora da Câmara


A posse dos vereadores de Araguaína foi um capítulo à parte. As negociações para os nomes que comporiam a Mesa e a eleição da Câmara Municipal levaram a sessão extraordinária a ser realizada após as 20h. Apesar do nome de Marcos Duarte (PSD) ter sido colocado, e o vereador já ter apostado que teria uma chapa única, Max Baroli (MDB) registrou sua chapa e conseguiu arregimentar 11 votos para si, enquanto Duarte teve 8 votos.  A posse de Wagner Rodrigues e dos vereadores eleitos foi feita antes da escolha do presidente. No fim, apesar da demora e das articulações, Max Baroli (MDB) foi eleito presidente da Casa. A composição da Mesa ficou assim:

  • Presidente: Max Baroli
  • 1º Vice-Presidente: Israel da Terezona (UB)
  • 2º Vice-Presidente: Ygor Cortez (Podemos)
  • 1º Secretário: Wilson Carvalho (PRD)
  • 2º Secretário: Diego da Apaa (MDB)


Os vereadores que assumiram o mandato foram:

Marcos Duarte (PSD)

Terciliano Gomes (UB)

Matheus Mariano (UB)

Luciano Santana (PL)

Gideon Soares (PL)

Vilarindo do Eucalipto (PSD)

Thiago Costa (MDB)

Diego da Apaa (MDB)

Israel da Terezona (UB)

Enoque Neto (Republicanos)

Robert Delmondes (PRD)

Flávio Cabanhas (PDT)

Max Baroli (MDB)

Renatim Esse Sim (Republicanos)

Ygor Cortez (Podemos)

Tenente-Coronel Israel (Republicanos)

Wilson Carvalho (PRD)

Kakazim (PDT)


A cerimônia teve a presença do senador Eduardo Gomes (PL), que destacou o trabalho realizado por Wagner Rodrigues. “Araguaína alcançou um patamar em que não pode mais recuar. Os desafios existem, mas estão sendo enfrentados com competência pela atual gestão”, afirmou o senador.