Se a moda pegar, a recente investigação sobre as emendas da deputada Janad Valcari (PL), pré-candidata à prefeitura de Palmas, pode abrir uma “caixa de pandora” para outros deputados estaduais do Tocantins. Janad está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual (MPTO) por supostamente direcionar verbas para beneficiar a banda Barões da Pisadinha, da qual era sócia majoritária até o final de 2023. Ela nega qualquer irregularidade, dizendo em nota que “o sucesso incomoda”. Confira a nota na íntegra abaixo.

Outro pré-candidato que pode enfrentar problemas é Eduardo Siqueira Campos (Podemos). O PMB (Partido da Mulher Brasileira) pediu à Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento) detalhes sobre todas as emendas parlamentares que Eduardo apresentou entre 2015 e 2022. O pedido, assinado pela presidente estadual do PMB, Gabrielle Dyovana Garcia da Silva, foi protocolado em 25 de julho e busca informações sobre os municípios beneficiados, projetos atendidos e valores alocados.

“O objetivo é garantir a transparência e o acompanhamento das ações com recursos públicos, além de fomentar a participação cidadã no controle social”, destaca o ofício dirigido ao secretário estadual de Planejamento, Sergislei Silva de Moura.

No X, antigo Twitter, também se comentou sobre a destinação de emendas da deputada estadual Cláudia Léllis (PV) às cidades do Tocantins onde o seu filho, o artista DJ Léllis se apresentava e se apresenta. Ela e o marido, Marcelo Léllis, que é secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), negam qualquer irregularidade nas apresentações do filho.

Com essas investigações, há uma preocupação no meio político sobre uma possível “caixa de pandora” sendo aberta, com mais pedidos formais sobre as emendas parlamentares de todos os deputados estaduais. Se há algum desvio? A Justiça poderá futuramente dizer.

Confira o que diz Janad Valcari

O sucesso sempre incomoda. Ver alguém que veio de baixo crescer e vencer na vida parece algo inaceitável para alguns. Essa verdade é refletida da política ao entretenimento. Um exemplo claro disso é o sucesso do ritmo piseiro que colocou o Tocantins nos maiores circuitos de eventos do país com a explosão da banda Barões da Pisadinha, que contagiou o coração do povo, explodiu no cenário musical brasileiro, quebrou barreiras e mostrou que é possível alcançar o topo, independentemente das origens humildes.

A trajetória política de Janad Valcari também foi assim. Oriunda de uma família simples, educadora e empreendedora por vocação, Janad trilhou um caminho de força e determinação para se tornar uma figura proeminente na política tocantinense. Sua ascensão rápida e seu impacto causam desconforto entre seus adversários, que tentam, a todo custo, manchar sua imagem e reputação.

Recentemente, surgiram rumores de que Janad teria indicado emendas parlamentares para shows da banda Barões da Pisadinha, na tentativa de associar seu nome a gastos indevidos e questionáveis. Essas alegações, no entanto, não têm fundamento. É só procurar as indicações de emenda da deputada, nenhuma é destinada à banda. O sucesso dos Barões da Pisadinha é um reflexo puro e simples da explosão do ritmo piseiro, que conquistou o Brasil de norte a sul. A tentativa de vincular Janad a esse fato revela o desespero de seus adversários para desacreditá-la. É a prova de que seu sucesso e sua popularidade incomodam aqueles que não conseguem aceitar sua trajetória de ascensão.

O fenômeno Barões da Pisadinha e a ascensão de Janad Valcari são exemplos de que o sucesso, quando conquistado com esforço e mérito, sempre encontrará resistência. Mas, assim como o piseiro que conquistou o Brasil, Janad continua a avançar, mostrando que é possível seguir na frente, apesar das adversidades e dos ataques. Em um país onde a desigualdade ainda é uma realidade, histórias como as de Janad Valcari e da banda Barões da Pisadinha inspiram e mostram que é possível, sim, sair de baixo e alcançar o topo. E para aqueles que se incomodam com o sucesso alheio, fica o recado: a determinação e a força de vontade são inquebrantáveis, e nada pode deter quem tem o desejo verdadeiro de vencer.