Todos os deputados do Tocantins votaram pela urgência do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro

18 setembro 2025 às 08h58

COMPARTILHAR
Todos os oito deputados federais do Tocantins votaram a favor do requerimento de urgência do projeto de lei 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 contra as sedes dos Três Poderes. A votação ocorreu na noite desta quarta-feira, 17, e recebeu 311 votos favoráveis e 163 contrários no plenário da Câmara dos Deputados.
Os votos da bancada tocantinense foram:
- Alexandre Guimarães (Republicanos-TO) – Sim
- Antonio Andrade (Republicanos-TO) – Sim
- Carlos Gaguim (União Brasil-TO) – Sim
- Eli Borges (PL-TO) – Sim
- Filipe Martins (PL-TO) – Sim
- Ricardo Ayres (Republicanos-TO) – Sim
- Tiago Dimas (Podemos-TO) – Sim
- Vicentinho Júnior (PP-TO) – Sim
Com esse resultado, o Tocantins aparece como um dos estados cuja bancada votou integralmente a favor da urgência, acompanhando a orientação de partidos do centrão e da oposição.
A decisão de colocar o tema em pauta foi anunciada mais cedo pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião de líderes. Ele afirmou que o país precisa “de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito” e que caberia ao plenário decidir sobre o tema.
O projeto escolhido foi o de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). A proposta prevê anistia “a todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta lei”, abrangendo “os crimes com motivação política e/ou eleitoral, ou a estes conexos”.
Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões, e receberá um relator indicado pela presidência da Casa para construir um texto substitutivo.