Palmas 35 anos: conheça os principais pontos turísticos da capital
20 maio 2024 às 08h00
COMPARTILHAR
Em seus 35 anos de história, Palmas, a última capital planejada do país, mostra todo o seu potencial turístico. A capital do Tocantins oferece atrativos para todos os gostos: praias, parques, trilhas, cachoeiras e muito mais.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, em 2024, Palmas já atraiu 439.469 visitantes, gerando 530 empregos diretos e indiretos no setor de turismo. Segundo o site de viagens TripAdvisor, os principais pontos turísticos da capital incluem a Praia da Graciosa e o Parque Cesamar.
Praia da Graciosa
Localizada a cerca de 10 km do centro de Palmas, a Praia da Graciosa é um dos pontos de encontro dos palmenses. É possível fazer caminhada, andar de bicicleta ou simplesmente apreciar o pôr do Sol. A praia da Graciosa ocupa uma área de 520 mil metros quadrados, composta da orla do Lago de Palmas, bares, restaurantes e eventos culturais e esportivos.
Pela localização privilegiada e pelo amplo espaço, o local é usado com frequência para diversos shows, principalmente de Réveillon. O Lago de Palmas que deu origem a praia foi criado em 2001 com a construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. A represa formou um lago artificial que circunda Palmas e originou as praias da capital, entre elas a da Graciosa. A praia conta também com um pequeno píer, onde ficam atracados os chamados “flutuantes”, embarcações que levam turistas e palmenses para apreciarem o Lago.
Nascida e criada em Palmas, a jornalista Jéssica Sá, de 28 anos, diz que a visão da Praia da Graciosa é espetacular, amante da fotografia, conta que com a correria do dia a dia, a praia é um destino certo: “Amo viajar e fotografar, mas quando não tenho flexibilidade, procuro explorar os cantos da nossa cidade. É claro que a Praia da Graciosa está no topo da lista, e o passeio se torna mais bonito e divertido quando faço a rota das praias pedalando. O trajeto é espetacular”.
Ela conta também que andar de bicicleta ao ar livre é um dos grandes atrativos: “Em dias diferentes mas a parada sempre no mesmo local, no píer. Onde muitos ciclistas também param para ver o pôr do sol”.
Parque Cesamar
Com uma área total de 96.770 m², rodeada pelo Córrego Brejo Comprido, o Parque Cesamar é um dos atrativos turísticos mais apreciados pelos palmenses. O parque conta com pista de corrida com 2.820 metros, pista de bike, skates, redários, além de academia ao ar livre. Mas o principal atrativo do Cesamar é sem dúvidas o encontro com a natureza. Durante o trajeto é possível encontrar diversos animais de nossa fauna como: capivaras, saguis, camaleões e muitos outros.
Além dos atrativos naturais, o Parque Cesamar conta também com a Casa Suçuapara, museu que já foi a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal, tombado como patrimônio histórico em 2005, o museu tem um acervo cartográfico, documental e iconográfico que conta a história da cidade. A Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesporte) também está localizada dentro do parque. O Cesamar também já foi palco de diversos eventos como o “Natal dos Sonhos” e “Páscoa Encantada”.
Quem não perde um fim de semana sem ir ao parque é Dayane da Silva, sempre acompanhada de suas filhas: Eva de 6 e Elys de 4 anos.
“De todos os lugares maravilhosos que tem aqui, o nosso lugar preferido é o Parque Cesamar. Um ambiente que tem os bichos, tem a natureza, o espaço ao ar livre onde oferece muita diversão para as crianças e muita paz. É um momento de tranquilidade, um momento com a família”.
Taquaruçu
Impossível citar pontos turísticos de Palmas sem falar de Taquaruçu. O distrito fica a cerca de 30 km do centro da cidade. É conhecido pelo seu clima mais frio, destoando radicalmente do clima quente da cidade. Taquaruçu é um polo de atividades de ecoturismo e atividades ao ar livre. Na região é possível encontrar cachoeiras, córregos e trilhas. O distrito também vem sendo conhecido como polo gastronômico com o Festival Gastronômico de Taquaruçu, que este ano completa a 18ª edição.
Uma das opções para turismo é a Cachoeira da Roncadeira, com uma queda d’agua de 70 metros e um acesso através de trilha de 1,5 km, é possível praticar, rapel e trilhas ou só tomar um banho gelado.
Leia também:
Palmas, a ‘Princesinha do Cerrado’ celebra 35 anos de progresso e cultura no coração do Brasil
Palmas comemora 35 anos com novos recomeços para quem escolhe permanecer