91% das drogarias no Tocantins são micro e pequenos negócios, aponta levantamento do Sebrae
05 julho 2024 às 09h36
COMPARTILHAR
Um estudo conduzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que 91% das drogarias no Tocantins são micro e pequenas empresas. De acordo com os dados, 870 são microempresas e 145 são empresas de pequeno porte, totalizando 1.015 empreendimentos nesta área no estado, com 50 delas inauguradas em 2024. Além disso, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 16,02% neste segmento, e atualmente existem 1.115 farmácias no estado.
Este cenário se repete em outros estados e o setor de drogarias continua a se expandir no Brasil. Um estudo baseado em dados da Receita Federal, realizado pelo Sebrae, indica que há atualmente 122 mil farmácias em todo o país. Deste total, 84% são micro e pequenas empresas, com mais de 4 mil novas aberturas no primeiro semestre deste ano. Este número é superior ao de aberturas no mesmo período de 2019.
Bruno Vila Verde, analista do Sebrae, explica que a instituição tem o papel de assegurar que este crescimento continue, apoiando as empresas para que possam progredir ainda mais. “Com o aumento do acesso à saúde, mais pessoas estão procurando cuidados médicos. Os idosos, por exemplo, estão vivendo mais, frequentemente ultrapassando os 80 anos, e a demanda desse grupo por medicamentos e cuidados de saúde é significativa e, consequentemente, a procura se torna maior no mercado,” explicou.
O gestor também observa que a expansão do setor de drogarias no Tocantins reflete um aumento na demanda por serviços de saúde e a vitalidade das micro e pequenas empresas neste mercado. “Com políticas de apoio do Sebrae e um ambiente propício ao empreendedorismo, o crescimento das drogarias acompanha as necessidades da população, especialmente dos idosos, como também contribui para a economia local, gerando emprego contribuindo para um acesso mais amplo e democrático à saúde”