Fernando Henrique Freire Machado – Pós graduado em Gestão de pessoas e Marketing

Se você acha que a situação da economia do Brasil agora tá ruim, se prepare, vai piorar muito de hoje até o final do ano. O governo está no desespero, muito parecido com aquela pessoa que está se afogando desesperadamente e a qualquer um que chegar para salvá-la pode ser  jogado debaixo da água. É o desespero dos afogados.

Nesse desespero que o governo está, ele vai jogar o Brasil numa das piores crises econômicas que a gente já viu. E nós vivemos em um país que passou por muitas crises econômicas. 

As pesquisas mostram que a rejeição do Lula (PT) já está passando dos 50%.

Ele está tecnicamente inelegível hoje. Do ponto de vista político eleitoral, Lula hoje está inelegível. Ele está conseguindo acabar com o Partido Trabalhista, com a esquerda e com a própria história dele.

E o que acontece? É nesse momento que ele se torna mais perigoso. Percebendo que tá inelegível, que a rejeição está muito alta, ele vai fazer o que o PT sempre fez de melhor, que é despejar nosso  dinheiro em programas sociais de forma perdulária. Só que aí vem o problema. O motivo dessa inflação, o motivo do preço das coisas estarem cada vez mais caro, dos juros, da taxa básica de juros que tem aumentado, do dólar alto, é devido a uma situação chamada de irresponsabilidade fiscal. Lula está gastando muito mais do que arrecada. Nem na sua casa isso funciona, quanto mais no governo. Mesmo o governo que bate recorde de arrecadação devido ao número de tributos e impostos novos que ele criou, ele está gastando muito mais do que arrecada.

E assim os investidores vão embora. Ninguém quer abrir uma empresa num país que gasta mais do que arrecada. Porque a gente sabe, todos sabem que quem vai ter que pagar essa dívida seremos nós os contribuintes.

E aí eu volto a dizer, esse é o momento mais perigoso do Lula. É o momento que ele está desesperado para melhorar sua aprovação.  Ele vai fazer o quê? Torrar dinheiro, vai triplicar o gasto público.

Provavelmente o consumo vai cair e a arrecadação vai diminuir, porque as pessoas não vão poder gastar com tudo muito mais caro. 

Vem aí o populismo. Lula vai gastar 12 bilhões de reais no resgate do saldo para quem optou pelo saque aniversário do FGTS, de 10 a 15 bilhões no pé de meia, mais 4,2 bilhões na farmácia popular. Serão 3,4 bilhões no gás para todos. Mais 35 bilhões na isenção de imposto de renda. Isso não é um pacote de bondades como a imprensa está falando, isso é uma bomba fiscal. Foram medidas parecidas como essas no ano passado, que fizeram o dólar explodir aumentando o custo de vida da população. Isso afeta principalmente os mais pobres.

Com essa gastança, Lula está passando uma mensagem para o mercado: “Olha, não vou fazer contenção de gastos. Não vou fazer austeridade. Eu vou gastar muito mais. E lá na frente a gente aumenta os impostos e tributos para pagar essa dívida.” 

Lula está fazendo campanha com o nosso dinheiro, jogando o Brasil no buraco. Quem vai ter que pagar essa conta mais pra frente seremos todos nós, infelizmente.