Projeções discursivas do Norte: efeitos de resistência, conscientização e consolidação identitária do Tocantins

17 fevereiro 2025 às 10h14

COMPARTILHAR
Thiago Barbosa Soares *
A obra Projeções Discursivas do Norte: efeitos de resistência, conscientização e consolidação identitária do Tocantins* , escrita pelos professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Thiago Barbosa Soares e Damião Francisco Boucher, publicada pela Editora Pontes em 2024, destaca-se como uma investigação aprofundada sobre as dinâmicas discursivas que permeiam a construção identitária do Tocantins e do Norte do Brasil. O livro apresenta uma abordagem crítica e detalhada acerca das projeções discursivas que contribuem para a formação de sentidos, apagamentos e resistências, analisando como discursos contemporâneos moldam e redefinem a identidade da região.
Projeções Discursivas do Norte: efeitos de resistência, conscientização e consolidação identitária do Tocantins surge como continuidade das pesquisas realizadas no projeto Discursos do Norte: Projeções Identitárias, Apagamentos e Interpelações em Redes de Dizeres sobre o Norte. Fruto do apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq-UFT), a obra investiga as representações discursivas do Norte do Brasil, com ênfase no Tocantins, por meio de uma análise sistemática distribuída em três eixos principais: contemporaneidades, educação e mídia.
No primeiro eixo, contemporaneidades: dizeres sobre problemas sociais, são analisadas questões como a ausência paterna na sociedade contemporânea, as relações de poder nos estabelecimentos religiosos do Tocantins e o aumento da população em apartamentos no estado. Esses estudos são embasados na Análise do Discurso, com o objetivo de compreender as formações discursivas que estruturam tais fenômenos.
O segundo eixo, educação: dizeres sobre o ensino, traz reflexões sobre a formação imaginária impressa em livros didáticos, a criminalização do Norte e Nordeste em materiais de estudo para concursos e os silenciamentos discursivos em políticas públicas educacionais, como o Programa de Fortalecimento da Educação no Tocantins.
O terceiro eixo, mídia: dizeres sobre sucesso e política, examina as representações do sucesso tocantinense em notícias midiáticas, abordando casos como a ascensão da dupla musical Débora e Gerúsia, o reconhecimento do humorista Paulo Vieira e a projeção do Tocantins no cenário político-midiático. Além disso, discute-se a resistência discursiva em notícias que defendem a identidade regional, combatendo estereótipos e apagamentos.
A obra não apenas amplia as discussões propostas em trabalhos anteriores, mas também adota diferentes abordagens teóricas, combinando uma perspectiva materialista com um viés arqueogenealógico. Dessa forma, oferece ao leitor um panorama complexo e multifacetado das redes de dizeres que moldam as identidades do Norte do Brasil, promovendo uma análise crítica e aprofundada das dinâmicas discursivas que estruturam a região.
A obra é uma leitura essencial para pesquisadores da área de Estudos do Discurso, Ciências Sociais e demais interessados na compreensão das relações de poder e identidade na região Norte do Brasil. Além de fornecer uma análise crítica das dinâmicas discursivas que moldam as representações do Tocantins e do Norte, o livro também contribui para debates mais amplos sobre marginalização, resistência e projeções identitárias em contextos sociopolíticos diversos. Com base em uma abordagem rigorosa e sustentada por referenciais teóricos robustos, a obra se apresenta como um recurso indispensável para compreender as complexas interações entre discurso, história e identidade, incentivando novas pesquisas e reflexões sobre os processos de construção simbólica da região.
* Dr. Thiago Barbosa Soares é professor da UFT em Porto Nacional (TO), atuando no curso de Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Editor-chefe da revista Porto das Letras, é bolsista de produtividade do CNPq.
* 1 Esta obra dá os devidos créditos pelo apoio financeiro da UFT/PROPESQ (Edital Propesq N° 034/2023) ao projeto de pesquisa “Discursos do norte: projeções identitárias, apagamentos e interpelações em redes de dizeres sobre o Norte”.