Resultados do marcador: Concurso

Encontramos 39 resultados
_rbr4366
Apontamentos
MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado de 2025 e aponta falhas na aplicação de cotas raciais

Pedido foi apresentado à Justiça Federal do DF; órgão aponta ausência de correções estruturais no edital e problemas na aplicação da política de ações afirmativas

WhatsApp Image 2025-07-01 at 15.48.22
Substituição
Prefeitura de Palmas exonera mais de mil servidores da educação para nomear aprovados em concurso público

Segundo portaria publicada no Diário Oficial, desligamentos envolvem monitores e professores contratados temporariamente; 1.236 concursados devem ser nomeados nesta nova etapa

Junho
Disputas de personagens juninos e shows sertanejos movimentam primeira noite do Arraiá da Amizade em Gurupi

A festa é promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Oportunidade
Santa Rosa do Tocantins abre concurso público com 19 vagas imediatas e cadastro reserva

Seleção contempla cargos de nível médio e técnico; salários podem chegar a R$ 1.900,00 mais adicional de periculosidade para a Guarda Civil Municipal

Oportunidade
Governo anuncia nova edição do Concurso Nacional Unificado com mais de 3 mil vagas em 35 órgãos públicos

Provas da segunda edição do CPNU estão previstas para 5 de outubro; inscrições devem começar em julho e incluem novas carreiras e mudanças no processo de correção

Saúde
MP cobra informações sobre banca organizadora e edital de concurso da saúde no Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) solicitou, nesta terça-feira, 15, à Secretaria Estadual da Saúde dados atualizados referentes às ações voltadas à abertura de concurso público com objetivo de suprir a carência de profissionais na área da saúde. Entre os pontos a serem esclarecidos estão a contratação da banca organizadora do certame e a previsão para publicação do edital.

O pedido de informações foi feito de forma conjunta pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital (com atuação na área da Saúde) e pela 9ª Promotoria de Justiça da Capital (atuante na área do Patrimônio Público), no âmbito de um inquérito civil público que acompanha o andamento do concurso e investiga eventuais irregularidades relacionadas à contratação de pessoal e à execução de serviços essenciais de saúde por meio de servidores terceirizados — prática que contraria a exigência de concurso público.

As investigações tiveram início em 2018, inicialmente com foco na insuficiência de profissionais no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). Um dos casos abordados envolve o falecimento de uma gestante de 30 anos, ocorrido em outubro de 2024, por suposta falta de atendimento adequado.

Ao longo da apuração, também têm sido reunidas informações a respeito do número de servidores temporários atuando na rede de saúde e dos serviços executados por trabalhadores terceirizados.

Durante as investigações sobre as falhas na gestão de pessoal, foi informado, em 24 de junho de 2022, que uma comissão havia sido criada para analisar a viabilidade da realização do concurso público.

Em etapa mais recente, no mês de janeiro de 2025, foi realizada uma reunião entre o Ministério Público e representantes do Estado, na qual foi informado que a Comissão do Concurso da Saúde havia concluído os estudos técnicos necessários para o certame. Na mesma ocasião, foi relatado que um projeto de lei seria enviado à Assembleia Legislativa com o objetivo de criar novos cargos na área da saúde a serem preenchidos por concursados.

Posteriormente, em abril de 2025, o MPTO recebeu a informação de que a lei estadual criando os novos cargos já havia sido aprovada e sancionada.

Com base nas informações reunidas até o momento, o MPTO requisitou dados atualizados sobre as providências administrativas tomadas para viabilizar o concurso. O prazo para resposta é de 20 dias a contar da data de notificação.

Em resposta ao Jornal Opção Tocantins, a SES informou que a verificação do quantitativo de vagas, em observância às necessidades dos serviços, para abertura do edital e contratação da banca.

Confira a nota completa:

Nota

O Governo do Tocantins informa que as equipes das Secretarias de Estado da Saúde (SES-TO) e da Administração (Secad-TO) já trabalham na verificação do quantitativo de vagas, em observância às necessidades dos serviços, para abertura do edital e contratação da banca que fará o concurso da Saúde.

A previsão é que todos estes trâmites sejam concluídos ainda este semestre e o certame lançado ainda este ano.

Palmas, 16 de abril de 2025
Secretaria de Estado da Saúde

Decisão
PMTO garante continuidade de concurso público após liminar ser derrubada

De acordo com a Justiça, a manutenção do concurso atende ao interesse público

Decisão
PM terá que inscrever pessoas com deficiência no concurso, determina Justiça do Tocantins

Tribunal de Justiça do Tocantins decide que o Estado e a Fundação Getúlio Vargas devem garantir a inscrição de candidatos PcD no certame da PMTO em até cinco dias

Ação Civil
MP entra com recurso e solicita novamente suspensão do concurso da PM por ausência de vagas para PcDs

Certame também exige de exame de HIV; órgão afirma que editais publicados para os cursos de formação de oficiais e praças da corporação violam a Constituição Federal

Oportunidade
Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins abre inscrições em concurso público com salários de até R$ 16 mil 

Inscrições vão até 16 de abril; provas serão aplicadas em cinco cidades do Estado