Resultados do marcador: Emprego

Encontramos 13 resultados
Foto 01 (1)
Dados
Tocantins registra saldo de mais de 900 novas vagas de emprego com carteira assinada em maio, segundo Caged

Estado acumula 8.679 empregos com carteira assinada nos cinco primeiros meses do ano, com destaque para os setores de serviços, construção, indústria e comércio

Ranking
Tocantins conquista 5ª posição no país na geração de empregos na construção civil em 2025

O setor da construção civil no Tocantins apresentou crescimento de 8,5% na geração de empregos formais entre janeiro e abril de 2025, de acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com esse resultado, o estado ocupa a quinta colocação entre os que mais criaram vagas no setor em todo o país. Na Região Norte, aparece em segundo lugar, atrás apenas de Roraima, que lidera com alta de 13,8%.

No Tocantins, o saldo de empregos formais na construção civil chegou a 1.119 vagas no primeiro quadrimestre deste ano. O número acompanha o cenário nacional, que registrou a criação de 135 mil novos postos de trabalho no setor no mesmo período, o que representa uma expansão de 4,73% no país.

O governador Wanderlei Barbosa destacou as ações do governo na área de infraestrutura. “Estamos investindo fortemente em obras e infraestrutura, com foco na transformação das cidades e na valorização do trabalho. Os números mostram que o Tocantins está no caminho certo, com ações concretas que abrem novas oportunidades para milhares de famílias tocantinenses”, afirmou.

Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Elenil da Penha, o resultado está ligado às iniciativas estaduais voltadas ao setor produtivo. “Através do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], temos atuado na atração de empresas, na desburocratização de processos e na qualificação da mão de obra. Isso tem gerado efeitos diretos na construção civil, com crescimento tanto em empreendimentos residenciais quanto em infraestrutura”, declarou.

Ainda conforme Elenil da Penha, o Tocantins registrou aumento de 72% na abertura de empresas em janeiro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Em março deste ano, foram assinados contratos de concessão de incentivos fiscais para duas empresas: Tocantins Bioenergia LTDA, no município de Miranorte, e Cerâmica Nova Olinda LTDA, em Nova Olinda. Os empreendimentos somam previsão de investimentos de R$ 1,05 bilhão e devem gerar mais de 500 empregos diretos e indiretos. Esses dados reforçam a expansão do setor e os impactos econômicos das políticas públicas de estímulo à atividade produtiva no estado.

Emprego
Desemprego sobe no Tocantins e informalidade atinge 41,4% da população ocupada, aponta PNAD Contínua Trimestral

Índice de população desocupada passou de 5,1% no quarto trimestre de 2024 para 6,4% no primeiro trimestre deste ano

Emprego
Tocantins atinge maior percentual de população com renda desde 2012, revela IBGE

De acordo com os dados divulgados, 65,6% dos tocantinenses declararam ter recebido algum tipo de renda no último ano; Estado supera a média da Região Norte e se aproxima do índice nacional

Trabalho
Setores de Serviço e Agronegócio puxam geração de emprego no Tocantins em fevereiro

Palmas aparece em primeiro e o Tocantins fechou o mês com 3,2 mil novos postos

Mercado de Trabalho
Tocantins registra 1.139 novos empregos em agosto; Palmas é destaque

Palmas gerou 493 novos postos de trabalho

Geração de Empregos
Dados consolidados do Caged mostram saldo positivo de 705 empregos no Tocantins

Palmas ainda lidera na geração de novos empregos; setor de Comércio tem saldo deficitário mas Construção Civil alavanca o índice geral

Mercado de Trabalho
Tocantins tem 6% de taxa de desemprego, menor do trimestre de toda série histórica da Pnad Contínua

No estado, 48 mil pessoas não trabalham e não estão a procura de emprego

Trabalho
Número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores formais. Tocantins é uma das exceções

Números apontam que o Tocantins está entre os estados que não tem mais beneficiários que empregados com carteira assinada

Caged
Tocantins é o 3º estado do norte com maior geração de empregos até fevereiro

Destaque no estado é para o comércio, agropecuária, serviços e construção