O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Repu) assinou nesta segunda-feira, 24, documento em que repassa o comando do Estado para o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), ao deputado estadual Amélio Cayres (Repu). Isso porque o vice-governador, Laurez Moreira (PDT), também vai se afastar durante a semana. Laurez não poderia assumir o cargo porque tem um irmão, Dida Moreira (PDT) que concorre como pré-candidato à prefeitura de Dueré, como também, para não haver questionamentos judiciais em razão de seu filho, Juarez Moreira (PDT), concorrer como vice de Eduardo Fortes (PSD) em Gurupi. O ato será publicado à noite no Diário Oficial e entra em vigor a partir desta terça-feira, 25.

Por consequência, Ivory de Lira (PC do B), que ainda não se licenciou do cargo de deputado para concorrer à disputa em Miracema, assume a presidência da Casa Legislativa interinamente.

O governador Wanderlei vai participar, em Portugal, do Fórum Jurídico de Lisboa, evento que contará com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Gilmar Mendes, entre os dias 26 e 28 de junho.