O ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Palmas, Carlos Amastha (PSB), tem a maior rejeição entre os pré-candidatos, segundo levantamento realizado pelo Opção Pesquisas e o Jornal Opção Tocantins, divulgado nesta segunda-feira, 8. Os dados mostram que entre as pessoas entrevistadas, 32% não votariam de jeito nenhum no pré-candidato. A segunda maior rejeição ficou com a preferida da corrida eleitoral, a deputada e pré-candidata Janad Valcari, com 17,1% de rejeição entre os eleitores.

As posições seguintes ficaram com Eduardo Siqueira Campos (Podemos) com 14,1% de rejeição, seguido de Luana Ribeiro (PCdoB) com 12,8% – até então a deputada não tinha tomado posse e assumido a vaga de Ivory de Lira que saiu para disputar a prefeitura de Miracema do Tocantins. O quinto lugar ficou com Júnior Geo (PSDB), com apenas 8,3% de rejeição e o sexto com Charleide Matos (PSol) com 6,9%. Do total de eleitores entrevistados, 26,7% não rejeita nenhum dos candidatos.

A pesquisa foi registrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) sob o nº TO-06360/2024 e foi realizada entre os dias 27 e 30 de junho. Foram entrevistadas 509 pessoas na cidade de Palmas, divididas em 12 regiões. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.