Com o fim das convenções partidárias, algumas alianças foram fixadas. Umas são bem definidas, outras nem tanto. Em Palmas, a candidatura de Janad Valcari (PL) tem o apoio, tanto do senador Eduardo Gomes, de seu próprio partido, quanto da senadora Dorinha, do União Brasil. Já Irajá Abreu (PSD), acabou apoiando Júnior Geo (PSDB) para a prefeitura da capital. 

Em Araguaína, Wagner Rodrigues, atual prefeito e candidato à reeleição, conta com o apoio de todos os senadores. Em Paraíso do Tocantins, o apoio ao prefeito e candidato à reeleição, Celso Morais (MDB), também é consenso entre os três. Em Gurupi, a candidata à reeleição Josi Nunes (UB) tem o apoio de Gomes e de Dorinha. Já Irajá Abreu apoia seu companheiro de sigla, o deputado estadual Eduardo Fortes. Porto Nacional também está definido: Eduardo Gomes e Dorinha apoiam Toinho Andrade (Repu), já Irajá está apoiando Ronivon Maciel (UB).

Paraíso e Araguaína são consenso entre senadores | Tabela: Jornal Opção Tocantins

Ao olharmos para o cenário das principais cidades do Tocantins, vemos que a única dissonância entre os senadores é Irajá Abreu, que vai no sentido contrário de seus companheiros de Legislativo, em Palmas, Gurupi e Porto Nacional. Boa parte do “não apoio” de Irajá está concentrado em candidatos muito próximos do governador Wanderlei Barbosa (Repu), que tem na figura de Irajá seu único adversário político declarado. 

Leia também:

Definições das candidaturas em Palmas: apenas o vice de Geo ainda não está estabelecido