O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), rebateu nesta sexta-feira, 26, as declarações do deputado federal e pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior (PSDB), que sugeriu participação do gestor municipal no episódio envolvendo um suposto monitoramento de seus deslocamentos em Brasília. Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção Tocantins, durante seminário realizado na capital, Eduardo negou qualquer envolvimento, afirmou que seu telefone pode ser periciado e disse que as imagens das câmeras de segurança da capital federal são suficientes para esclarecer o caso. Segundo ele, a prioridade da administração permanece concentrada nas entregas da gestão, sem espaço para disputas políticas.

Ao comentar as declarações de Vicentinho, Eduardo afirmou que não tem do que se defender e sustentou que toda a apuração pode ser feita por meio de registros públicos. “Meu telefone está à disposição para provar se houve alguma ligação minha. Que peguem as câmeras do aeroporto, do TCU, da Câmara, do trajeto da casa dele, do trajeto que ele percorreu. Brasília é coberta por câmeras”, declarou. O prefeito acrescentou que o deputado tem o direito de buscar esclarecimentos pelas vias legais, mas disse que não pretende alimentar o embate político enquanto o assunto passa a ter contornos jurídicos.

Sem citar diretamente o conteúdo das acusações, Eduardo afirmou que respeita a trajetória política de Vicentinho e lembrou que ambos já estiveram no mesmo campo político em disputas anteriores, mas fizeram escolhas diferentes ao longo dos últimos anos. “Ele tem o livre arbítrio para pensar da forma que entender. Eu não tenho revolta nem indignação. Quero apenas que tudo seja esclarecido para que cada um siga sua trajetória”, afirmou.

Na mesma entrevista, Eduardo também comentou a declaração do deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil), que, durante evento realizado na quinta-feira, 25, afirmou que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) poderá disputar a Prefeitura de Palmas em 2028. O prefeito classificou a manifestação como legítima dentro do ambiente democrático e evitou fazer qualquer contestação ao aliado. Segundo ele, Gaguim apenas exerceu o direito de manifestar sua opinião e toda posição política deve ser respeitada.

“O dia em que isso não puder ser compreendido, desista da democracia, porque eu insisto nela”, afirmou. Eduardo acrescentou que não pretende discutir sucessão neste momento e voltou a dizer que seu compromisso é com a administração municipal. Questionado sobre uma eventual candidatura à reeleição em 2028, respondeu que essa discussão só fará sentido se a população entender, ao final do mandato, que sua gestão merece continuidade.

Ao projetar os próximos meses da administração, o prefeito listou uma série de obras e intervenções que pretende executar até o fim do ano. Entre elas, citou o lançamento da ponte do Bertaville, a duplicação da Avenida Teotônio Segurado no trecho da Avenida Siqueira Campos, novos editais de pavimentação para os setores Irmã Dulce, Universitário e Lago Norte, além da continuidade da recuperação da malha viária em diferentes bairros da capital.

Eduardo também afirmou que pretende entregar a reforma da Feira da 304 Norte, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Aureny III, o CRAS de Santa Bárbara e concluir obras de sinalização e mobilidade na região Norte da cidade. Segundo ele, a quantidade de obras em andamento explica a opção por evitar o acirramento político neste momento. “O que não me falta é ordem de serviço para assinar e obra para entregar. Por isso não me resta tempo para outra polêmica. Quero que tudo seja esclarecido para que possamos seguir trabalhando”, concluiu