Em Pium, município do Vale do Araguaia, a 130 quilômetros de Palmas, a disputa de 2024 ainda não tem nomes colocados, mas todos já sabem que será entre o candidato apresentado pelo prefeito Valdemir Barros (PSD) e nome indicado pelo deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), repetindo uma velha tradição que já dura pelo menos duas décadas.

O deputado Nilton Franco estreia na política em 2004 concorrendo à prefeitura de Pium, contra o prefeito Valdemir Oliveira Barros (PSD) que disputava a reeleição. Nilton vence as eleições dando início a disputa entre os dois líderes mais importantes do município. Em 2008, Nilton concorre à reeleição contra o ex-vice-prefeito Domingos Borges, o Babilônia, candidato indicado por Valdemir. Nilton vence a disputa.

Em 2012, Valdemir volta às urnas como candidato concorrendo com o empresário Mauro Sérgio Blaya, Mauro do Posto, candidato apoiado pelo agora deputado Nilton Franco e o pecuarista Manoel Palma, que vence a eleição, numa breve trégua entre Valdemir e Nilton Franco que duraria pouco.

Em 2016, tem novo confronto entre Valdemir e Nilton Franco. O prefeito Manoel Palma é candidato à reeleição concorrendo com Valdemir Barros e a ex-primeira dama Alessandra Franco Fonseca, esposa do deputado Nilton Franco. Valdemir finalmente vence a eleição para exercer o seu terceiro mandato à frente da prefeitura de Pium.

Em 2020, última refrega entre Franco e Barros, o prefeito Valdemir Barros é reeleito, vencendo Propicio Franco, irmão do deputado Nilton Franco. O ex-prefeito Manoel Palma também concorre ao pleito e termina em terceiro colocado. O que mais chama atenção nesta eleição é o nível de polarização entre Valdemir e Propício, numa disputa voto a voto. Valdemir obteve 42,37% dos votos válidos contra 41,03% obtido por Propício Franco.

Para 2024, o nome do pecuarista Propício Franco já está colocado como candidato natural, tendo em vista a boa votação que obteve na última eleição. Deve enfrentar nas urnas o candidato indicado pelo prefeito que tudo indica será o seu vice-prefeito Babilônia. O prefeito Valdemir Barros, que ao que tudo indica, deve deixar a vida pública após cumprir o seu quarto mandato de prefeito, tem dito que o seu candidato, sem revelar o nome, já sai para a disputa com 30% dos votos.

Valdemir é destacadamente o melhor prefeito do Tocantins na atualidade. Com poucos recursos tem feito muito em Pium. Com destaque para obras de infraestrutura e de embelezamento da cidade, como praças, novas vias, lago, museu histórico e asfaltamento. De fato, Valdemir tem capital político para mais um confronto com o seu adversário tradicional, Nilton Franco, já no terceiro mandato de deputado, representado pelo seu irmão, Propício Franco. Resta saber se em 2024 terá disposição para tentar fazer o sucessor. Ainda que não estiver no palanque o seu prestígio político será usado para manter viva a velha polarização entre os Barros e os Franco.