Enquanto deputados declaram apoio a Amélio, prefeitos reforçam respaldo a Dorinha

13 agosto 2025 às 17h52

COMPARTILHAR
O presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), e a senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) ampliam articulações para a disputa ao governo do Tocantins em 2026. Ambos permanecem oficialmente na base do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), mas movimentam apoios em frentes distintas.
Nas últimas semanas, Cayres recebeu declarações públicas de deputados estaduais. Gipão (PL) manifestou apoio durante entrevista em Araguaína. Eduardo Fortes (PSD) fez o anúncio na inauguração de uma casa de apoio em Palmas, afirmando que o presidente da Assembleia o ajudou em projetos de sua atuação parlamentar. Luciano Oliveira (PSD) declarou alinhamento em discurso na Cavalgada de Recursolândia.
No campo municipal, Dorinha conta com o respaldo do G5+Mais, grupo que reúne prefeitos das cinco maiores cidades do Estado e gestores de outros municípios. Na segunda-feira, 11, o grupo se reuniu em Palmas com a senadora para definir estratégias de comunicação e responder a ataques que, segundo eles, têm como alvo a pré-candidatura.
A coordenadora do G5+Mais, Josi Nunes (União Brasil), prefeita de Gurupi, disse que Dorinha reúne condições para liderar um projeto de desenvolvimento estadual. Participaram do encontro os prefeitos Eduardo Siqueira Campos (Palmas/Podemos), Wagner Rodrigues (Araguaína/União Brasil), Celso Moraes (Paraíso/ MDB) e Ronivon Maciel (Porto Nacional/União Brasil). Todos citaram atuação da senadora na educação e apoio a municípios independentemente de filiação partidária.