Em tempos de redes sociais e conectividade instantânea, o uso das redes sociais durante o período eleitoral deixa de ser apenas um acessório para se tornar uma das principais ferramentas de divulgação de propostas de campanha e conquista de votos dos eleitores para os candidatos. Confira a seguir, a análise Jornal Opção Tocantins das contas nas redes sociais dos candidatos à prefeito de Palmas:

Janad Valcari (PL)

Com 64,6 mil seguidores, o maior número entre os candidatos, a candidata do PL apresenta força nas plataformas sociais com apelo popular, combinado com vídeos criativos e bem editados. Janad prioriza em sua campanha dar evidência às regiões periféricas da cidade, em especial, aos bairros da região sul da capital, cuja infraestrutura mostra ser uma grande preocupação da deputada, que menciona construção de pontes, asfaltamento e ampliação de vias como suas propostas para a região. 

Além dos vídeos que mostram suas propostas, a candidata também utiliza suas relações políticas para fortalecer a sua campanha, desde o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), à alfinetadas à atual gestão, com quem já tem histórico de desavenças. Em relação ao engajamento, Janad Valcari recebe comentários com feedbacks e pedidos à candidata, que são respondidos atenciosamente pela conta. Muitos comentários nas postagens da candidata consistem em emojis, frases curtas de apoio e jargões de campanha.

Júnior Geo (PSDB)

O deputado estadual e professor é o segundo colocado com maior número de seguidores na corrida eleitoral para a chefia do poder executivo palmense, contabilizando 57,4 mil seguidores. Em seus vídeos, Júnior Geo utiliza de sua boa oratória para manter a proximidade com a população, além disso, o candidato utiliza de posts estáticos para facilitar a leitura de algumas de suas principais propostas, que incluem as áreas de lazer, saúde, educação e infraestrutura. Além disso, para dar espaço para apresentar a candidata à vice, Ivanete Lima, e o que ela tem a acrescentar em sua campanha, além de também deixar seus atos falarem por si, ao divulgar as leis aprovadas de sua iniciativa enquanto parlamentar.

O engajamento de Geo também apresenta bons números, embora menos expressivos em comparação aos de Janad. No entanto, os comentários nas postagens de Geo tendem a ser mais articulados ao expressar apoio à sua candidatura. Destaques do debate ocorrido nesta semana também têm sido compartilhados nas redes sociais de Geo e outros candidatos, com cortes curtos voltados para essas plataformas, o que facilita o acesso da população às propostas dos candidatos.

Eduardo Siqueira Campos (Podemos)

Com cerca de 32 mil seguidores em suas redes sociais, o candidato do Podemos tem como principal trunfo o seu legado, tanto como ex-prefeito de Palmas, de 1992 à 1996, deputado federal e senador, quanto como filho do homem que fundou o estado e governou-o por diversos mandatos, José Wilson Siqueira Campos. Mesmo com números nas redes sociais inferiores aos seus adversários, Eduardo Siqueira é o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, o que é algo muito bem explorado pelo candidato em suas redes.

Em seus vídeos, Eduardo mescla o jeito tradicional de fazer campanha, como aprendeu com seu pai e durante sua vida política, combinado com postagens mais descontraídas, acompanhadas de memes e conteúdos ácidos direcionados a seus adversários, como o não comparecimento da candidata Janad Valcari ao debate promovido pela TV Record, e o questionamento feito pelo candidato Júnior Geo sobre Eduardo ter sido o criador do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Lúcia Viana (PSOL)

A candidata Lúcia Viana, do PSOL, possui perfil nas redes sociais, entretanto, a plataforma não é alimentada desde a eleição de 2022.