O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visitará o Tocantins pela primeira vez desde o início de seu terceiro mandato. A agenda foi confirmada em vídeo divulgado neste domingo, 22, via redes sociais, por representantes de órgãos federais no estado. A visita está marcada para sexta-feira, 27 de junho, às 10h30, no município de Araguatins, região norte do Tocantins.

No vídeo, aparecem Edy Cesar, superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Tocantins; Diego Montelo, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e Edmundo Rodrigues, superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo os três, a vinda do presidente integra ações conjuntas entre o MDA, SPU, Incra e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Estão previstas na agenda institucional a entrega de títulos de regularização fundiária urbana e rural, assinatura de contratos do programa Fomento Mulher, voltado a assentadas da reforma agrária, além da assinatura de acordos de cooperação técnica. Esta será a primeira visita oficial de Lula ao Tocantins desde que reassumiu a presidência em janeiro de 2023.