Ao que deixa transparecer, os rumos das eleições de outubro em Palmas serão realmente definidos no embate entre Cinthia Ribeiro (PSDB) e Janad Valcari (PL). Na segunda, 06, houve mais um confronto entre ambas. Tudo começou com a visita da deputada estadual pré-candidata a prefeita pelo Partido Liberal à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte. A parlamentar visitou as instalações e conversou com funcionários e pacientes sobre os problemas na rede de saúde municipal.

No dia seguinte a visita, a Prefeitura de Palmas divulgou nota pública com o seguinte teor:

Nesta segunda-feira, 6, a deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL-TO), acompanhada por equipe de publicidade, adentrou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte da Capital, invadindo a privacidade clínica de pacientes e servidores públicos da saúde. Ignorando completamente os protocolos do serviço de urgência e emergência, a pré-candidata e sua equipe submeteu os pacientes a riscos sanitários, visando unicamente a autopromoção. A ação previamente calculada, com a finalidade de capturar imagens, prejudicou o atendimento na unidade, causando transtorno aos pacientes e funcionários. A Prefeitura de Palmas repudia com veemência qualquer comportamento desrespeitoso, extremista e oportunista. O desequilíbrio, a falta de respeito com a vida e com a privacidade dos pacientes não é compatível com quem ocupa um cargo público. Tal prática não será permitida e muito menos tolerada por essa gestão.

A parlamentar liberal respondeu a nota através de um vídeo publicado na rede social Instagram, cuja legenda alfinetava a visita da prefeita ao continente europeu:

“Sou uma mulher que pisa com dignidade em qualquer lugar, principalmente se for a convite do povo. O convite do povo é sinal de carinho, respeito e principalmente de confiança no meu trabalho. Os problemas da UPA são reais e as soluções para eles não estão em Paris. Vamos juntos, com fé em Deus. Meu nome é pronta e eu não vou parar!”

A troca de ofensas continuou pela rede de mensagens instantâneas X (Ex-Twitter). Cinthia Ribeiro rebateu a provocação:

O seu traço mais evidente: o desequilíbrio, isso nem mesmo o marketing conseguirá apagar. É vergonhoso o comportamento da pré-candidata, que utiliza e expõe a fragilidade de pacientes em recuperação nas UPA’s p/ se autopromover. Falta de caráter da deputada “municipal” e equipe.

Pelo visto, o jogo de provocações ainda vai longe. Faltam aproximadamente cinco meses para o pleito eleitoral. Sob o ponto de vista da pré-candidata tal ação em órgãos públicos, sem os devidos cuidados e com exposição desnecessária de pacientes, pode trazer-lhe prejuízos, não justificáveis, ante ao percentual de vantagem que tem sobre os adversários. Sob o ponto de vista da prefeita – que a partir de janeiro de 2025 estará sem mandato – o embate também lhe desgasta. Ela precisa fortalecer seu pré-candidato e subsidiá-lo para enfrentar, republicanamente, as eleições. Na condição de líder partidária, é sua obrigação tentar fazer seu sucessor. Essa troca de insultos, via redes sociais, dá combustível aos que gostam de “ver o circo pegar fogo”. Dá pra ver que ambos os lados terão muita munição para queimar durante os próximos meses, só é preciso ter cuidado para o tiro não sair pela culatra.