“Político sem mandato é igual maribondo sem ferrão”, diz Cinthia Ribeiro sobre futuro

01 abril 2025 às 09h29

COMPARTILHAR
“Dizem que político sem mandato é igual a maribondo sem ferrão”. Frase usada pela ex-prefeita de Palmas e atualmente na presidência do PSDB Mulher, Cinthia Ribeiro (PSDB), quando questionada sobre seu caminho na política tocantinense em 2026.
Cinthia, que é casada com o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), deixou a prefeitura de Palmas há três meses, mas como comparou na frase, dita justamente durante um encontro político, quem é político precisa do mandato. Recado que ele passa até para o atual governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que, segundo afirma, vai ficar sem mandato a partir de 2027, já que, mesmo com a eleição para senador encaminhada, pretende não concorrer.
A ex-prefeita afirma que nos próximos dias tem projeto novo a ser anunciado, pois, na visão dela, ninguém sabe o que calado quer, “chegou a hora de colocar o pé na estrada e ouvir as lideranças”, comentou. Uma candidatura a deputada federal parece ser o caminho de Cinthia, em uma dobradinha com o marido que deve ir reeleição no parlamento estadual. O Tocantins tem oito vagas para a Câmara dos Deputados. Voos mais arriscados, como o Senado Federal, só seria possível para ela com uma base fortalecida, o que concorrentes, como, por exemplo, Eduardo Gomes (PL), atual senador, Vicentinho Junior (PP) e Gaguim (UB), deputados federais com mandatos e pré-candidatos ao senado, já possuem.
Novo nomes
A eleição para deputado federal no Tocantins terá nomes conhecidos na disputa, além dos próprios parlamentares que vão a reeleição. Cinthia Ribeiro concorrerá, por exemplo, contra nomes como Janad Valci (PL) e Jair Farias (UB), dois deputados estaduais que querem subir de esfera.