Possível ida de Gaguim para o Republicanos colocaria majoritária de Dorinha com 68% dos prefeitos do Tocantins
13 janeiro 2026 às 10h41

COMPARTILHAR
A possível migração do deputado federal e pré-cadidato ao senado Carlos Gaguim (União Brasil) para o Republicanos aumenta a base de prefeitos alinhados à chapa majoritária da senadora e pré-candidata ao governo, Dorinha Seabra (União Brasil) para as eleições deste ano.
Com Republicanos, União Brasil e PL reunindo 55, 37 e 3 prefeitos, respectivamente, a aliança teria 95 dos 139 municípios do estado, cerca de 68% das prefeituras. Nesse cenário, a chapa, que tem articulação em curso há algum tempo, ficaria formada por Dorinha ao governo como nome do UB, Gaguim ao Senado pelo Republicanos e Eduardo Gomes ao Senado pelo PL.
Em 2024, o Republicanos elegeu o maior número de prefeitos, mas o governador Wanderlei Barbosa, presidente estadual da sigla, não venceu nas cidades com os maiores colégios eleitorais, como Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Colinas. O União Brasil venceu em cinco dessas seis cidades, garantindo força nos maiores colégios eleitorais. Além disso, Eduardo Siqueira (Podemos), eleito em Palmas, sinaliza possível apoio a Dorinha, ampliando o respaldo da base nos principais municípios.
Com Gaguim no Republicanos, a majoritária encabeçada pela senadora passa a contar com a maioria dos prefeitos do estado e com apoio dos gestores dos maiores colégios eleitorais. O cenário indica ainda que o governador Wanderlei Barbosa deve concluir seu mandato até o fim, já que o nome do partido na disputa majoritária seria de Gaguim e não o dele, que lidera as intenções de voto até o momento caso fosse candidato ao Senado.
