Prefeitos eleitos das cinco principais cidades do Tocantins se reúnem para alinhamento estratégico
01 novembro 2024 às 12h43
COMPARTILHAR
Em um esforço para fortalecer a colaboração entre os municípios, os prefeitos Ronivon Maciel (UB), de Porto Nacional; Celso Morais (MDB), de Paraíso; Wagner Rodrigues (UB), de Araguaína; Josi Nunes (UB), de Gurupi; e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), de Palmas, se reuniram nesta quinta-feira, 30, em Palmas. A reunião ocorreu no restaurante Tins Mania, logo após o 1º Encontro Regional de Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
A reunião com os líderes das principais cidades tocantinenses, teve como foco o alinhamento estratégico e a promoção da troca de experiências e soluções administrativas. Os prefeitos discutiram a relação com o governo estadual, Wanderlei Barbosa (Republicanos), ressaltando a abertura demonstrada, mesmo para aqueles que não receberam apoio político do líder. A conversa incluiu a busca por parcerias, como a proposta de resolver a questão do transporte entre Luzimangues, Palmas e Porto Nacional, um exemplo de cooperação que pode trazer benefícios para as cidades envolvidas.
Além de reforçar a união entre os municípios, o encontro serviu para integrar Eduardo Siqueira ao grupo, iniciando um novo ciclo de diálogo. Nos bastidores, foi observado que antes não havia interação com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), mas a nova dinâmica promete mudanças nesse aspecto.
Eduardo Siqueira também compartilhou com o grupo, detalhes sobre sua experiência no segundo turno das eleições, abordando os desafios enfrentados e as estratégias que garantiram sua vitória, e que em relação à Capital, deve-se garantir que esteja sempre receptiva a prefeitos e vereadores, proporcionando atendimento em todos os serviços que buscam em Palmas, uma vez que a Capital é considerada a referência para todos. Apesar de cada prefeito ter seus próprios interesses políticos, o assunto não foi discutido abertamente durante a reunião.
Corre nos bastidores que o prefeito Eduardo pretende fazer Palmas ingressar na ATM, uma associação da qual a cidade não fazia parte anteriormente. Essa inclusão pode sinalizar um passo em direção a uma colaboração mais estreita entre os municípios do Tocantins.