Vídeo com fake news contra Janad Valcari é excluído por determinação judicial
29 agosto 2024 às 11h05
COMPARTILHAR
A Justiça Eleitoral determinou nesta quinta, 28, a remoção de um vídeo, sem autoria confirmada, com fake news contra a deputada e candidata à prefeitura de Palmas, Janad Valcari (PL). A postagem do vídeo foi feita em grupos de Whatsapp de uma empresa local da capital, onde é atribuído falsamente à candidata crimes associados com a recente operação da Polícia Federal.
A decisão de retirar do ar o vídeo foi expedida pelo juiz eleitoral Gil de Araújo Corrêa, a pedidos da coligação União de Verdade. Segundo a investigação, o vídeo foi postado no grupo “Avança Região Sul” por um número de celular registrado por uma empresa de transportes. O juiz destacou, em sua decisão, o risco à imagem da candidata, principalmente considerando o potencial de disseminação do conteúdo: “Esse tipo de veiculação tem potencialidade para, muitas vezes, incutir nos eleitores estados mentais que acabam por influenciar o processo eleitoral”, disse o magistrado.
A campanha de Janad informou que suspeita que pessoas ligadas à Prefeitura de Palmas possam ter contribuído para a criação do vídeo.