O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), renomeou nesta quinta-feira, 2, parte dos secretários de Estado exonerados na última semana. Entre os nomes que retornam ao primeiro escalão estão Deocleciano Gomes Filho, como secretário-chefe da Casa Civil; Sergislei Silva de Moura, secretário de Estado do Planejamento e Orçamento; Murilo Francisco Centeno, secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado; Irana de Sousa Coelho Aguiar, procuradora-geral do Estado. A medida está publicada no Diário Oficial do Estado, n. 6.727.

Também retornaram ao cargo Paulo César Benfica Filho, secretário de Estado da Administração; Donizeth Aparecido Silva, secretário de Estado da Fazenda; Thomas Jefferson Gonçalves Teixeira, secretário de Estado de Parcerias e Investimentos; Katiuscya Alves Barbosa Chaves, secretária de Estado da Governadoria; e Rosilene Fortunato de Souza, secretária Particular do Governador.

A expectativa é que mais chefes do primeiro escalão retornem. Entre nomes aguardados para voltar ao cargo estão os de Fábio Pereira Vaz, secretário da Educação; Carlos Felinto Júnior, secretário da Saúde; Wlademir Costa Mota Oliveira, secretário da Segurança Pública. 

Quem não poderá voltar mais é o então presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Goveia Junior. A agência será comandada interinamente pelo vice-presidente executivo Aguinaldo Ferreira de Lima, que acumulará a função sem prejuízo de suas atribuições. A medida está publicada no mesmo Diário Oficial.

As exonerações de todos os chefes do primeiro escalão gerou insegurança e especulações políticas, especialmente ao deixar áreas como Segurança, Saúde e Educação sem mudanças. A reforma, idealmente, deveria ter ocorrido antes do novo ano para evitar interrupções na administração, mas o governador tem a autoridade de fazer as nomeações quando necessário.