Os dados do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil da MySide revelam que a capital tocantinense tem um dos menores índices de assassinatos dentre as capitais brasileiras. O estudo foi feito com informações mais recentes do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Palmas está na lista das capitais mais seguras do Brasil, ocupando a 8ª posição entre as 27 capitais. De acordo com o levantamento, a taxa registrada na capital do Tocantins é de 22,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Em Salvador (BA), última colocada do ranking, a taxa é de 57,6, ou seja, mais do que o dobro da capital tocantinense.

Foto: Reprodução/MySide

O número mostra que Palmas teve um salto expressivo em segurança. Em 2024, a cidade estava em 22°, com indicador de 49,4. Neste ano, o número caiu para 22,3 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, ou seja, a redução foi mais da metade. Mesmo com o avanço, Palmas ainda é uma das capitais com o menor efetivo de Guardas Municipais do Brasil.

Foto: Reprodução/MySide

No âmbito de regiões, o Norte fica em penúltima colocação, enquanto a região Sul é apontada como a mais segura. Araguaína é a única cidade tocantinense além da Capital na pesquisa devido ao número de habitantes necessário para o levantamento, e tem uma taxa de 25,6. O nono estado mais seguro no ranking de segurança é o Tocantins, com uma taxa média de 19,70 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Conforme o documento, o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil utiliza exclusivamente a taxa de homicídios por 100 mil habitantes como indicador principal. Esse índice é calculado a partir dos registros oficiais do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em conjunto com as estimativas populacionais do IBGE.

Para acessar as informações da pesquisa na íntegra clique aqui.