Tocantins é destaque na imprensa nacional pelo aumento do PIB e redução do desemprego

20 fevereiro 2024 às 14h46

COMPARTILHAR
O Tocantins é destaque mais uma vez na imprensa nacional e, pasmem, por boas notícias. O Estado se destacou graças ao aumento de 11,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e pela redução de 5,8% do índice de desemprego. Os bons números saíram na coluna Radar, da Veja, assinada pelo jornalista Robson Bonin que atua em Brasília.
Bonin publicou na coluna que entre todos os estados do Brasil, a economia do Tocantins foi a que mais cresceu em 2023, conforme dados do Banco do Brasil. “O produto interno bruto (PIB) do estado mais novo do país subiu 11,4%, mais do que o de Mato Grosso, que ficou em segundo lugar, com um crescimento de 10,9%”, afirmou o jornalista.
Ele levantou dados da Pesquisa Mensal do Comércio do Banco do Brasil que apontaram que o Tocantins teve o melhor resultado no segmento entre os estados brasileiros, com um aumento de 11,6% no setor, comparado ao mesmo período de 2022.
“O estado reduziu ainda os índices de desemprego, segundo levantamento do IBGE. Enquanto a taxa anual de desocupação do país foi de 7,8% em 2023, Tocantins conseguiu ter a maior redução da taxa de desemprego comparada a outros estados, passando de 15% para 5,8%”, pontuou o profissional.
Ao jornalista, o governador Wanderlei Barbosa atribui esses resultados ao Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, executado por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins, lançado em janeiro de 2022.
“O programa foi responsável por atrair investimentos, incentivando o desenvolvimento econômico e social do estado, proporcionando segurança jurídica, capacitando a mão de obra local e estimulando a instalação de novas indústrias na região”, disse o governador à Veja.