Acidentes derrubaram cerca de um poste por dia no Tocantins em 2024, afirma Energisa
09 dezembro 2024 às 09h48
COMPARTILHAR
Em 2024, o Tocantins registrou a média de um poste derrubado por dia devido a acidentes de trânsito. Segundo dados levantados pela Energisa, de janeiro a novembro, 339 postes foram abalroados por veículos no estado, impactando diretamente o fornecimento de energia elétrica para mais de 230 mil pessoas. Palmas lidera o ranking de ocorrências, com cerca de 100 postes danificados neste ano, interrompendo o serviço para mais de 70 mil clientes na capital.
Além de Palmas, outras cidades com alto índice de abalroamentos incluem Araguaína, com 45 casos, Porto Nacional e Gurupi, com 19 casos cada. Localidades menores, como Peixe e Campos Lindos, também aparecem no levantamento. Fatores como o consumo de bebidas alcoólicas, desatenção ao volante e o uso de celulares enquanto se dirige têm contribuído significativamente para esses acidentes. Segundo Tony Franco, coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, os efeitos vão além do corte de energia.
“Dependendo do poste atingido, milhares de clientes podem ficar sem energia no ato da ocorrência. Escolas, unidades de saúde, unidades de segurança, comércios – todos podem ser impactados. Por isso, recomendamos sempre atenção total no trânsito. Não usar o celular enquanto dirige e manter-se sempre alerta são orientações fundamentais”, afirmou.
Embora tecnologias modernas permitam que o fornecimento seja restabelecido em até três minutos para a maioria dos clientes, o tempo médio para reparo completo dos postes é de quatro horas. O custo da substituição é cobrado do responsável pelo acidente e pode ultrapassar R$35 mil, dependendo da estrutura atingida.
Os abalroamentos não trazem apenas prejuízos materiais. Em casos mais graves, cabos rompidos energizados representam um risco fatal tanto para quem está no veículo quanto para pessoas próximas ao acidente. Especialistas recomendam que, em situações de acidente com postes, a vítima permaneça dentro do carro até a chegada de ajuda especializada.
Para evitar acidentes e proteger vidas, a Energisa e o Corpo de Bombeiros recomendam que motoristas evitem usar o celular ao volante e mantenham total atenção no trânsito. Em caso de abalroamento de postes, é fundamental permanecer no veículo se houver suspeita de fios energizados, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e a Energisa pelo 0800 721 3330. Além disso, é importante afastar-se do local e orientar outras pessoas a manterem distância para evitar riscos.
Leia mais:
Acidente em Palmas derruba três postes e deixa milhares de clientes sem energia elétrica