A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça, 2, o reajuste anual para a Energisa Tocantins. O aumento autorizado pela agência foi de 8,95% para clientes residenciais e 8,94% para indústrias. As novas taxas entram em vigor a partir de 4 de julho. 

Segundo a Energisa, o fator principal do percentual reajustado foi a receita de tributos, como a devolução do PIS/CONFINS realizada em 2023. A empresa também disse que o reajuste repassado a ela pela distribuição é de 1,82%, ficando abaixo da inflação. 

Além do reajuste tarifário anual, a Aneel também definiu bandeira amarela nas contas de energia elétrica, que permitem um acréscimo de R$1,88 a cada 100kW/h. 

A Energisa explicou também como é feita a divisão na hora da conta de energia: a fatura de energia elétrica fica assim: 35,7% ficam com a Energisa. O restante é dividido com geradoras (27,0%) e transmissoras (5,8%). Encargos e tributos do governo (como ICMS, PIS/COFINS)  respondem por cerca de 31,5%, além da taxa de iluminação pública, que varia de acordo com cada município.   

Gráfico: Energisa Tocantins