O projeto Antologia Tocantina 2024 – José Concesso – Contos está com inscrições abertas para escritores amadores ou profissionais residentes no Tocantins. O projeto vai selecionar os melhores contos para uma edição impressa (com mil exemplares) de um livro de antologias. Além da versão impressa, será disponibilizado também um audiolivro com os contos. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e a inscrição é gratuita. 

Podem participar escritores, amadores ou profissionais, residentes no Tocantins há pelo menos um ano e com idade a partir de 16 anos. Cada participante poderá enviar até três contos, com temática livre, desde que não tenham sido divulgados em meio impresso.

As inscrições podem ser feitas através do link, os participantes habilitados serão anunciados ainda no mês de maio e os textos selecionados serão anunciados em julho. A comissão julgadora será composta por três literatos de renome no Tocantins. 

Sobre o proponente:

Ronaldo Coelho Teixeira é um poeta, escritor, jornalista e agente cultural cearense radicado no Tocantins. Ganhou quatro vezes a Bolsa Maximiano da Matta Teixeira e formatou diversos projetos literários, como “Antologia Tocantina 2021 – José Gomes Sobrinho”.

Atuou como conselheiro municipal de Cultura, presidente da Associação de Artes de Gurupi e coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi. Atualmente, apresenta o Podcast Mundo Criativo no YouTube.

Sobre o homenageado:

José Francisco da Silva Concesso (1936-2020) foi escritor e educador brasileiro. 

Nasceu em Minas Gerais e estudou Filosofia, Teologia, Direito, Letras e Tradução. No Tocantins exerceu vários cargos como o de diretor da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Araguaína e professor da Universidade Estadual do Tocantins. Foi membro da Academia Tocantinense de Letras e foi o fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense. 

O projeto foi um dos contemplados na Lei Paulo Gustavo no Tocantins, a LPG no edital de Artes. A iniciativa foi uma das contempladas no valor de R$ 40.000,00 na categoria Linguagens Artísticas – Literatura e tem como objetivo revelar novos nomes da prosa no Tocantins, resgatar os já conhecidos e traçar um panorama atual na cena literária desse gênero no estado.