Ton Paulo

Com apoio de Pepe Mujica, o candidato de centro-esquerda Yamandú Orsi foi eleito o novo presidente do Uruguai, em uma vitória no segundo turno do pleito deste domingo, 24. A eleição de Orsi representa não só a derrota do espectro da centro-direita, representada por Alvaro Delgado – nome apoiado pelo atual presidente Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, mas também o retorno do Partido Frente Ampla ao comando uruguaio.

Yamandú Orsi vai governar o país sul-americano de 2025 a 2030, com posse prevista para março do ano que vem.

Lacalle Pou postou no X (antigo Twitter) que ligou “para Yamandú Orsi para parabenizá-lo como presidente eleito” do Uruguai e para se colocar “a seu serviço e iniciar a transição assim que considerar apropriado”.

Já o presidente brasileiro, Lula da Silva, parabenizou Orsi logo após a divulgação das projeções de vitória. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu no X.

Professor de História de 57 anos, Yamandú Orsi é ex-governador do departamento (espécie de Estado) de Canelones, o segundo maior do Uruguai. Ele é tido como o herdeiro político do ex-presidente José Mujica, que já governou o Uruguai e participou de sua campanha até junho.