Depois do desabamento do teto que feriu 24 estudantes e dois servidores no Colégio Militar João XXIII, em Colinas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou a transferência das aulas para o prédio da Universidade de Gurupi (Unirg), que foi cedido ao Estado até o fim deste ano letivo.

A escola, que atende mais de 900 alunos, foi interditada após o acidente. Os feridos tiveram apenas escoriações e receberam alta no mesmo dia, mas a preocupação maior é com os danos emocionais. Por isso, psicólogos e assistentes sociais estão de plantão na cidade para atender estudantes, familiares e servidores.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, está no município desde sexta-feira, 22, acompanhando as famílias e vistoriando os espaços alternativos. Ele afirma que a prioridade é garantir segurança e continuidade do calendário escolar.

Enquanto isso, a reforma do prédio do João XXIII será acelerada. O colégio já passava por melhorias em banheiros, quadra e rede elétrica, mas o telhado, que cedeu, estava previsto para ser trocado de forma gradual. Com o acidente, a intervenção será total e emergencial.

O Governo do Estado reforçou que as aulas só retornarão ao prédio original depois que laudos técnicos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atestarem condições plenas de segurança.