Tiago Dimas (Podemos) foi oficialmente diplomado como deputado federal pelo Tocantins na tarde desta terça-feira (17), durante cerimônia realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Palmas. Ele volta à Câmara dos Deputados após a retotalização dos votos das eleições de 2022, que alterou a composição das vagas proporcionais no estado.

Na mesma solenidade, também foi diplomado José Alves Maciel (Podemos), como primeiro suplente da legenda. Tiago recebeu o diploma das mãos do presidente do TRE, desembargador João Rigo Guimarães. Já o documento entregue a Maciel foi repassado pela desembargadora Silvana Maria Parfieniuk, ouvidora regional eleitoral.

A diplomação confirma que ambos estão aptos para exercer os cargos. A mudança no quadro de parlamentares do Tocantins decorre da aplicação de um novo entendimento sobre a distribuição das chamadas sobras eleitorais, adotado após decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com isso, Tiago Dimas reassume a cadeira que era ocupada por Lázaro Botelho (PP), agora fora da bancada tocantinense em Brasília.

Leia mais: