O Instituto AtlasIntel divulgou no dia 5 último uma pesquisa realizada no Brasil inteiro sobre o desempenho dos governadores dos estados. O grande destaque da região Norte na pesquisa é para o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que ficou com 69% de aprovação popular, sendo o primeiro colocado regional e o segundo lugar nacional, perdendo apenas para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União/GO), que alcançou 72% de aprovação popular.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023 e aplicou questionários em 29.694 pessoas adultas com faixa etária entre 16 e 100 anos. O Instituto AtlasIntel usa a metodologia Random Digital Recruitment (RDR) ou, traduzindo, Recrutamento Digital Randômico. De acordo com o site do AtlasIntel, a vantagem neste sistema é uma fidelidade maior das respostas, já que é evitado o contato telefônico, que tem maiores dificuldades de checagem, mais tranquilidade para quem está respondendo e possibilidade de maior número de participantes, ao contrário de pesquisas presenciais.

Informações interessantes aparecem no detalhamento da pesquisa, como por exemplo a aprovação acima de 60% na maioria das faixas etárias, segmentos religiosos, faixas por nível educacional e faixas de renda. Também nota-se que Wanderlei e seu governo agradam mais a eleitores de Lula (85,5%) que a eleitores de Bolsonaro (51,8%). Veja quadro abaixo.

Comemoração

A pesquisa anima a equipe de Wanderlei e o próprio governador, que comentou nas redes sociais: “Nem legenda precisa, estamos no rumo certo”. Vários secretários comemoram o resultado, já que é a primeira vez que um governador do Tocantins aparece tão bem avaliado numa pesquisa de nível nacional.

Outro comentário do governador foi fazendo a comparação com Goiás, com o qual Wanderlei apontou como tecnicamente empatado. “Mais uma pesquisa, reflete o momento que atravessam as gestões dos estados do Brasil 🇧🇷. Fico muito feliz de finalizar o ano com bons resultados, que nos coloca em destaque a nível regional e nacional. Segundo no Brasil tecnicamente empatado com Goiás e com menor percentual de rejeição”, apontou.

Aliados

Dentre os aliados do governador Wanderlei Barbosa, a senadora Dorinha Seabra (União-TO) foi uma das primeiras a parabenizar pelo bom desempenho. Segundo ela, o resultado dessa pesquisa demonstra a confiança e o reconhecimento que o povo do Tocantins tem em relação à gestão do governador Wanderlei Barbosa. “É evidente que sua dedicação e compromisso com o bem-estar do estado estão fazendo a diferença. Seus esforços para melhorar a saúde, a educação, a segurança e a infraestrutura do Tocantins estão sendo notados e apreciados pela população”, disse a parlamentar.

O senador Eduardo Gomens (PL-TO) também teceu elogios ao governador Wanderlei Barbosa pela boa avaliação. “O governador e sua equipe merecem o nosso respeito e admiração pelo trabalho que realizam e por isso colocar o Tocantins em destaque nacional. Trata-se de uma grande conquista e tudo é fruto da coroação de um bom trabalho realizado”, destacou.

Também parabenizaram o governador Wanderlei Barbosa a deputada estadual Vanda Monteiro (União) e o deputado estadual Jair Farias (União). Vanda disse ter “muito orgulho do governador por seu respeito ao povo tocantinense”, apontou. Já o deputado Jair Farias disse que “Wanderlei governa com muita dedicação e sempre querendo resolver todas as demandas da população”, enfatizou.