Representantes da BP Bunge Bioenergia, incluindo o CEO Geovane Consul, anunciaram nesta quarta-feira, 7, um investimento de R$ 530 milhões para expandir as operações da empresa em Pedro Afonso e criar 420 novos empregos. O anúncio foi feito durante uma reunião no Palácio Araguaia com o governador Wanderlei Barbosa e os secretários de Estado Jaime Café (Agricultura e Pecuária), Carlos Humberto Lima (Indústria, Comércio e Serviços), Deocleciano Gomes (Casa Civil) e do presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Robson Figueiredo. 

O aporte vai modernizar a produção de etanol e bioeletricidade na unidade de Pedro Afonso, que já emprega 1.251 trabalhadores. Segundo os cálculos da empresa, a capacidade de produção energética vai aumentar em 30% e a produção de etanol vai de 200 para 280 milhões de litros por safra. 

O projeto prevê ainda o plantio de 6 mil novos hectares de cana-de-açúcar, aumentando a área cultivada da região em 20% e fomentando a elaboração de novas formas de cogeração de bioenergia. 

Geovane Consul, CEO da BP Bunge Bioenergia, salientou a importância do investimento para a cidade de Pedro Afonso: “esse investimento em Pedro Afonso é muito significativo, pois nos permite ampliar a capacidade produtiva, sustentando nossos objetivos de crescimento. Além disso, fortalece o nosso papel no desenvolvimento do município, contribuindo para o fortalecimento da economia local”. 

Já Wanderlei Barbosa, agradeceu a empresa e disse que o governo estadual estará de prontidão para auxiliar a empresa: “todo o investimento feito no Tocantins representa a evolução da nossa terra e, consequentemente, do nosso povo. Somos gratos e dispomos nossa equipe para que, juntamente com a empresa, trabalhem pensando sempre no melhor desenvolvimento do nosso Estado”, pontuou o governador.