Casos de Covid-19 no Tocantins somam mais de 6 mil em 2025

14 março 2025 às 14h32

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) confirmou que, até 10 de março de 2025, o estado registrou 6.080 casos de Covid-19 e quatro óbitos neste ano. Os dados foram enviados ao Jornal Opção Tocantins nesta quinta-feira, 14, e mostram que a doença continua circulando no território tocantinense.
De acordo com a SES-TO, entre os óbitos registrados, um ocorreu em janeiro, sendo o paciente residente de Araguaína. Os outros três foram em fevereiro, com vítimas em Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tupirama.
Desde o início da pandemia, o Tocantins soma 388.544 casos confirmados da doença e 4.316 mortes. A pasta destacou que os números de pacientes internados são voláteis e não há como precisar a quantidade exata de hospitalizações no momento.
Tocantins em situação de risco para SRAG
O Tocantins se encontra em alerta para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com tendência de crescimento nos casos, especialmente entre crianças e adolescentes de até 14 anos. De acordo com o boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, o aumento de casos tem sido principalmente relacionado ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças menores de 2 anos, e ao rinovírus na faixa etária de 2 a 14 anos.
A análise mostra que o Tocantins está entre os estados com incidência de SRAG em níveis moderados a altos, com tendência de crescimento, especialmente nos casos envolvendo idosos associados à Covid-19. O boletim aponta que, entre os estados com aumento de incidência, o Tocantins é um dos que apresenta crescimento contínuo, ao lado de outros estados como o Pará, Roraima, e o Distrito Federal.
Além disso, o estudo indica que, entre as capitais, Palmas também apresenta sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas).
Cenário nacional da SRAG
No Brasil, o número de casos de SRAG continua a subir, principalmente entre crianças e adolescentes. O boletim mostra que, no período recente, a prevalência de infecções por rinovírus foi de 32,2%, seguida pelo Sars-CoV-2 (Covid-19) com 32,1%, e o VSR com 26,6%. Entre os óbitos, o Sars-CoV-2 foi o principal responsável, com 80% das mortes.

Cuidados e prevenção
Para conter a disseminação da Covid-19 e de outras síndromes respiratórias, o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém a oferta de testes rápidos e exames RT-PCR nas unidades básicas de saúde dos 139 municípios tocantinenses. Além disso, a vacinação continua disponível para a população, sendo considerada a principal medida de prevenção contra formas graves da doença.
A Fiocruz recomenda que pessoas com sintomas gripais fiquem em isolamento e, caso precisem sair, utilizem máscaras. Também é essencial evitar visitas a crianças pequenas sem o uso de proteção. O imunizante contra a Covid-19 está disponível gratuitamente nos postos de saúde e pode ser aplicado em crianças a partir dos seis meses de idade.
A SES-TO reforça a importância da vacinação e da manutenção de medidas preventivas, especialmente para grupos mais vulneráveis. A população pode buscar informações sobre locais de imunização e testagem junto às secretarias municipais de saúde.