A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que o período para o plantio de soja sequeiro para a safra 2024/2025 começará na próxima terça-feira, 1º de outubro, e se estenderá até 15 de janeiro. Para o estado do Tocantins, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um aumento na produção entre 5% e 10% nesta safra, após a última safra 2023/2024, que registrou uma área cultivada de 1,56 milhão de hectares e uma produção de 4,4 milhões de toneladas da oleaginosa.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, destaca que o calendário de semeadura é uma ação fitossanitária que complementa o vazio sanitário, encerrado em 30 de setembro. “Outra medida de controle é o cadastramento obrigatório anual da área de plantio que o sojicultor deve realizar na Adapec até cinco dias úteis após o final da janela do plantio, pois ajuda no monitoramento à prevenção e o controle da ferrugem asiática e de outras pragas”, afirma.

Para efetuar o cadastramento, o produtor rural deve apresentar a documentação exigida, disponível no site to.gov.br/adapec, realizar o pagamento e entregar a documentação na unidade da Agência de seu município, dentro do prazo estipulado. O sojicultor que não cumprir com essa exigência poderá enfrentar sanções previstas na legislação.
A Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) traz alterações, considerando que o início da semeadura da soja no campo não configura descumprimento da norma, desde que não haja plântulas emergidas antes da data de início do calendário.