Com fim da janela partidária, novo quebra-cabeças político na capital foi formado
08 abril 2024 às 17h06
COMPARTILHAR
No sábado, 06, se encerrou o fim da chamada janela partidária, momento em que políticos eleitos em 2020, poderiam trocar de partido sem perda do mandato. Em Palmas, além da já esperada “dança das cadeiras” no legislativo municipal, a corrida pela majoritária contou com um imbróglio atípico: a desfiliação do deputado estadual Professor Júnior Geo do Podemos – via decisão TRE-TO – sua filiação, à francesa, no último minuto do segundo tempo, no PSDB.
PL conquista seis cadeiras, sendo duas da base governista
O grande destaque desse novo “rearranjo partidário” é sem dúvidas o PL, que passou de zero para seis vereadores, entre os quais, dois oriundos diretamente da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).
O partido do senador Eduardo Gomes e do irmão dele, o vice-prefeito de Palmas, André Gomes, acabou abocanhando para a pré-candidata Janad Valcari (PL), os seguintes parlamentares: Laudecy Coimbra (Ex-SD), Jucelino Rodrigues (Ex-PSDB), Joatan de Jesus (Ex-Cidadania), Mauro Lacerda (Ex-PSB), Josmundo Vilanova (Ex-Podemos) e Clayzer Duarte, o Nêgo do Palácio (Ex-PDT). A surpresa ficou por conta da migração dos dois últimos, que eram da base aliada da prefeita. Já Jucelino, apesar de estar filiado ao ninho tucano, já fazia oposição ao Paço há muito tempo.
Nas redes sociais, a prefeita destilou indiretas aos desertores: “se pré-candidatos tem preço agora, imaginem durante a eleição?”, publicou ela no seu X (antigo Twitter).
PSDB ainda ficou com cinco membros
Apesar das baixas na ala governista, a atual gestora da capital também não pode reclamar muito. O partido conta com cinco vereadores: o presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho, Major Negreiros, Eudes de Assis, Waldson Salazar e, agora, Márcio Reis.
Republicanos de Wanderlei Barbosa passa a ter quatro parlamentares
Daniel Nascimento, que já estava filiado, mas que por convenção do segmento religioso que está atrelado, já comunicou que não concorrerá à reeleição, enquanto chegam, Iolanda Castro, Marilon Barbosa e Pedro Cardoso, atual vice-presidente da Casa Legislativa.
Siglas com apenas um representante
Depois de todas as mexidas nas peças do quebra-cabeças, permaneceram com apenas um vereador: O PSB de Carlos Amastha, com Júnior Brasão; Rubens Uchoa no UB da Senadora Prof. Dorinha; Solange Duailibe permaneceu filiada ao PT e Rogério Freitas no PSD, contudo, já avisou que não irá concorrer à reeleição. Sua candidata a vereança será sua esposa Delma Freitas, que se filiou ao PP do deputado federal Vicentinho Alves.
Fechando as cortinas do “espetáculo”
Depois de definida a vereança, resta debater o tabuleiro da corrida ao Paço Municipal. A ex-deputada Luana Ribeiro saiu do PCdoB e se filiou ao PSD do senador Irajá Abreu. Em suas redes sociais, o senador tem dito que pretende formar uma forte base de vereadores, sem mencionar chapa majoritária. Já a filha do ex-senador João Ribeiro, disse que não cogita disputar a eleição de vereadora em Palmas. Resta, portanto, uma incógnita.
Já o velho e conhecido candidato, o bem-sucedido empresário Ataídes Oliveira, vai concorrer pelo Novo, contudo, terá dificuldades para montar a nominata de vereadores, já que decidiu concorrer de última hora. Por sua vez, o ex-prefeito da capital, Raul Filho, que sempre é lembrado por parte dos eleitores, se filiou PDT, comandado pelo vice-governador Laurez Moreira. Não há previsão de lançamento desse nome, mas a hipótese também não está descartada.
Ex-prefeito Carlos Amastha vai tentar voltar ao cargo de prefeito da capital
Carlos Amastha continua no comando estadual do PSB, que conta apenas com o vereador Júnior Brasão de aliado, mas declarou que conseguiu arregimentar 24 nomes, visando montar a chapa de pré-candidatos. Na outra via, o pré-candidato Eduardo Siqueira Campos, recentemente filiado ao Podemos, recebeu o reforço do técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, o mais novo filiado, que pode ser vice na chapa.
Deputada liberal trouxe várias siglas e tem mais de 160 pré-candidatos a vereador
O deputado estadual Prof. Júnior Geo vai concorrer pelo PSDB, como dito anteriormente e com o apoio da mandatária Cinthia Ribeiro. Por fim, Janad Valcari vem pelo PL e conseguiu consolidar um grupo fortíssimo de aliados: UB, PP, SD, MDB, DC e PRD (fusão do Patriota com PTB).