A construção do Centro de Educação Inclusiva (CEI) Sarah Gomes, em Palmas, terá início após a assinatura da Ordem de Serviço prevista para quinta-feira, 5. O documento será formalizado pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) no próprio local da obra, em um terreno ao lado da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, na Quadra 401 Sul (ACSU-SO 40), às 17 horas, autorizando o começo imediato dos trabalhos. A execução será feita por meio de tecnologia modular, utilizando painéis isotérmicos.

O investimento total é de aproximadamente R$ 5.534.784,58 milhões, dos quais R$ 4.950.000,00 são oriundos de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes (PL). O centro será destinado ao atendimento educacional de pessoas neurodivergentes que necessitam de acompanhamento especializado, com atuação de profissionais como psicopedagogo, pedagogos, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e orientador familiar.

Com área construída de 1.070,75 metros quadrados, o projeto prevê duas salas com capacidade para 29 alunos, 11 salas para quatro alunos, além de sala multissensorial, ambientes destinados à fisioterapia e descompressão, espaços de planejamento e coworking para acompanhantes, fraldário, área para atividades da vida diária e pátio externo com piso emborrachado. A estrutura inclui ainda ala administrativa, refeitório, cozinha, copa, área de serviço e sanitários adaptados.

O Centro de Educação Inclusiva (CEI) tem como objetivo ampliar e fortalecer o atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas da rede municipal de ensino, oferecendo suporte especializado em diferentes áreas de formação para garantir a inclusão de crianças.