Concurso da Polícia Civil do Tocantins oferecerá 381 vagas; provas ocorrerão até março de 2025
19 outubro 2024 às 15h38
COMPARTILHAR
O governo do Tocantins anunciou nesta sexta-feira, 18 que o concurso público da Polícia Civil disponibilizará 381 vagas para ingresso imediato, além de 71 vagas para cadastro reserva. O certame, que visa reforçar o efetivo da corporação, contará com oportunidades para os cargos de agente, escrivão, delegado, perito oficial, papiloscopista e agente de necrotomia. As provas estão previstas para ocorrer até março de 2025, conforme informou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Os cargos de agente e escrivão de polícia terão o maior número de vagas. Abaixo, a distribuição completa das oportunidades:
– Agente de Polícia: 154 vagas diretas + 16 de cadastro reserva
– Escrivão de Polícia: 98 vagas diretas + 16 de cadastro reserva
– Delegado de Polícia: 60 vagas diretas + 9 de cadastro reserva
– Peritos Oficiais: 40 vagas diretas + 20 de cadastro reserva
– Papiloscopistas: 21 vagas diretas + 8 de cadastro reserva
– Agente de Necrotomia: 8 vagas diretas + 2 de cadastro reserva
Ainda não foi definida a banca organizadora responsável pelo concurso, mas o edital deve ser publicado até o final deste ano. Segundo o governador, após a publicação do edital e a aplicação das provas, os aprovados passarão por cursos de formação antes de ingressar oficialmente na corporação. “A previsão é que nós faremos o concurso até março. Nós vamos fazer o edital, construir toda essa parte jurídica para, até março, fazermos as provas. Depois só é os cursos de formação, para colocar todo esse contingente nas ruas”, declarou Wanderlei Barbosa.
Além do anúncio do concurso, o governo também entregou 210 novas viaturas para a Polícia Civil, incluindo 160 SUVs, 18 caminhonetes com compartimento para presos, 13 caminhonetes com carroceria e 19 carros de passeio. Os veículos serão distribuídos entre as unidades policiais de todo o estado, reforçando a estrutura de segurança pública.