Em reunião nesta quinta, 28, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) , divulgou o plano para aplicação das provas do certame. Ao todo foram homologadas 29.973 inscrições, sendo 28.614 para o quadro geral e 1.359 para procurador jurídico. O plano de aplicação das provas e os dados de inscrições homologadas foram apresentados em reunião com a Comissão de Concurso Público.

As provas estão agendadas para os dias 13 e 14 de abril para os cargos de procurador jurídico e no dia 14 de abril para o quadro geral e vão ser aplicadas em nove municípios tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Tocantinópolis. 

Foto: Silvio Santos/Aleto

O vice-presidente da Aleto, Ivory de Lira (PCdoB) disse estar confiante na apresentação do plano da FGV e ressaltou que o concurso é um marco para a Assembleia, após quase 20 anos sem realização de concurso. 

As três áreas de maior concorrência para os cargos de nível superior foram: Pedagogia, com uma concorrência de 804 candidatos por vaga; Enfermagem com 656 por vaga e Administração com 511 por vaga. As de menor concorrência foram: Relações Públicas com 10,5 inscritos por vaga; Cerimonial com 14 por vaga e Web Design que teve 32,5 candidatos por vaga.

Já para os cargos de nível médio as áreas mais concorridas foram: Assistência Administrativa com 724,89 por vaga e Polícia e Segurança II com 477,6 candidatos por vaga. As de menor concorrência foram Cinegrafia com 40 por vaga e Tradutor e Intérprete de Libras com 48,5 por vaga. 

A FGV também apresentou a relação dos candidatos por cidade. Palmas, ficou com o maior número de inscrições deferidas, com 20.161; seguida de Araguaína, com 2.697; e Gurupi, com 1.875 inscrições.

A relação completa dos candidatos por vaga e por cidades está disponível no site da FGV.