Conflito entre Israel e Irã se intensifica com novos bombardeios neste sábado, 14

14 junho 2025 às 09h53

COMPARTILHAR
A tensão entre Israel e Irã se intensificou na madrugada deste sábado, 14, com a troca de ataques entre os dois países. As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informaram que interceptaram um “alvo aéreo suspeito” após o sistema de alerta ser acionado na região de Eilat, no extremo sul do território israelense.
Por volta das 22h45 (horário de Brasília), as autoridades israelenses orientaram a população a retornar aos abrigos. Mais cedo, havia sido autorizada a saída dos bunkers, desde que as pessoas permanecessem próximas a locais seguros.
No Irã, novas explosões foram registradas na capital, Teerã, por volta das 21h40. De acordo com a agência estatal Fars, dois projéteis atingiram o Aeroporto de Mehrabad, um dos principais da capital.
Durante a sexta-feira, 13, o Irã lançou cerca de 100 mísseis em resposta aos bombardeios israelenses. Em nota, o governo de Israel afirmou que essa ação marcou o início da “Operação Leão em Ascensão”. Já o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, responsabilizou Israel por dar início ao conflito.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou a escalada da violência e afirmou que ainda é possível que o Irã interrompa os ataques e retome negociações sobre seu programa nuclear.