Cresce o número de motoristas com problemas de visão no Tocantins
15 julho 2024 às 15h03
COMPARTILHAR
De acordo com dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da base de informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Tocantins é o segundo estado com maior aumento no número de motoristas com problemas de visão. O estado teve um aumento de 128% em dez anos, ficando atrás apenas de Goiás, que teve um aumento de 129% no mesmo período.
Em 2014, o número de motoristas tocantinenses com restrições visuais era de 23 mil, esse número agora está em 52,5 mil. Essas restrições representam a maior parte das anotações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitidas no estado.
No âmbito nacional, mesmo com o aumento nos casos no Tocantins, o Rio Grande do Norte ocupa a primeira posição no ranking com 42% dos condutores habilitados do estado com algum tipo de restrição visual, o que corresponde a 390 mil pessoas. Seguido da Paraíba com 371,8 mil, ou seja 38% e o Rio de Janeiro com 2,1 milhões de pessoas com restrições visuais o que corresponde 34% dos motoristas habilitados no estado.
Fatores que contribuíram para esse aumento incluem o envelhecimento da população, maior exposição a telas de dispositivos eletrônicos e a associação com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que podem afetar a visão.
A CBO faz o alerta para pessoas que tenham qualquer tipo de inaptidão visual consultem um oftalmologista e façam o diagnóstico e tratamento precoce dos problemas oculares. Já o Senatran faz o alerta para que os motoristas mantenham suas CNHs em dia, incluindo os exames de vista exigidos para quem tem algum problema de visão.