O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Repu), nomeou Cleizenir Divina dos Santos como a nova secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na noite de segunda-feira, 21, com efeito a partir desta terça-feira, 22. Cleizenir substitui Joniskley Calaça Capitulino Rodrigues, que passa a ocupar o cargo de secretário-executivo das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional.

Cleizenir havia sido exonerada do cargo de secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial em Palmas no dia 14 de outubro, conforme publicado no Diário Oficial do Município. Segundo a prefeitura, a saída ocorreu a pedido da própria gestora, que decidiu retornar ao Estado e planejar sua aposentadoria. 

Nos bastidores

Apesar do que foi dito oficialmente, nos bastidores corre que Cleizenir foi exonerada por ter sido indicação do vereador Eudes Assis (PSDB), que se indispôs recentemente com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) após declarar apoio à candidata liberal Janad Valcari no segundo turno das eleições municipais. A relação estremecida entre Eudes e Cinthia teria precipitado a saída de Cleizenir da gestão municipal.

Também é relato dos bastidores que a senadora Dorinha Seabra (UB) tem grande influência nas nomeações para a Setas e que a indicação de Cleizenir foi mais um movimento articulado por Dorinha junto ao governador Wanderlei Barbosa. A senadora tem consolidado seu espaço na administração estadual e vem colocando pessoas de sua confiança em cargos estratégicos para reforçar sua base política no Tocantins, especialmente em áreas sociais.