O novo deputado estadual do Tocantins, Danilo Alencar (PL), médico de formação e residente de Paraíso do Tocantins, assumiu a vaga deixada por Fabion Gomes (PL), que tomou posse como prefeito de Tocantinópolis. Na manhã desta terça, 28, durante um café com a imprensa na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Danilo apresentou como pretende exercer seu mandato. Em sua fala, destacou que a saúde pública será o foco principal de sua atuação parlamentar. Ele afirmou que já iniciou articulações para fiscalizar, propor soluções e enfrentar problemas estruturais no sistema de saúde do estado.

“Quero ter respaldo do governador para fiscalizar e mostrar o que está certo e o que está errado na gestão da saúde. Não dá para aceitar malandragem ou esquemas na área da saúde”, declarou o parlamentar.

Danilo Alencar em conversa com jornalistas | Foto: Fenelon Milhomem/Jornal Opção Tocantins

Entre as propostas apresentadas, Alencar destacou a necessidade de elevar a classificação do Hospital Regional de Paraíso e do Hospital Regional de Porto Nacional de porte 2 para porte 3. Segundo ele, muitas vezes, esse avanço não acontece por falta de equipamentos básicos, como tomógrafos. O deputado informou que já tratou do tema com a senadora Professora Dorinha (UB), que se comprometeu a buscar os recursos necessários para a aquisição dos aparelhos.

Danilo Alencar também questionou a gestão do Hospital Geral de Palmas (HGP), o maior do estado, que atualmente não realiza cirurgias de cálculo renal, problema que ele classificou como inaceitável. O deputado afirmou que pretende “comprar briga” com grupos que, segundo ele, impedem avanços no setor de saúde, e prometeu agir como uma ponte para viabilizar melhorias.

“Meu objetivo é ser um intermediador entre as demandas da saúde pública e as soluções práticas, facilitando a vida das pessoas que dependem do sistema público”, afirmou.

O deputado ainda reforçou que pretende fiscalizar de perto os hospitais regionais, garantindo que problemas de gestão sejam resolvidos para melhorar a qualidade do atendimento.